Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da viabilidade técnica da utilização de agregado reciclado de concreto em camadas de pavimento

Processo: 17/08267-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Infra-estrutura de Transportes
Pesquisador responsável:Vivian Silveira dos Santos Bardini
Beneficiário:Bruno Ricardo de Paula Dionísio
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Pavimentação de concreto   Resíduos de construção   Aproveitamento de subprodutos   Uso de resíduos sólidos   Reciclagem de resíduos urbanos   São José dos Campos (SP)

Resumo

Os resíduos de construção e civil (RCC) representam cerca 51% A 70% dos resíduos sólidos urbanos, o que sido fonte de preocupação em todo o mundo pela problemática ambiental, econômica e social. A geração de 2015 no Brasil, declarada pelos municípios, foi de 3 milhões de toneladas (SNIS, 2016). Uma das alternativas de mitigação da disposição desses resíduos é o beneficiamento na forma de agregados reciclados, uma vez que já existem normas e pesquisas que garantem sua aplicação. Os agregados reciclados podem ser classificados em quatro classes, cada uma com características próprias dos componentes. Uma dessas classes abrange os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, que pode ter aplicação na construção de camadas de pavimento, uma vez que o setor viário utiliza quantidades expressivas tanto de materiais graúdos e miúdos. Assim, o objetivo desta pesquisa é estudar o comportamento mecânico da incorporação do agregado reciclado de concreto proveniente da Área de Transbordo e Triagem do município de São José dos Campos-SP, visando seu emprego em camadas de base e sub-base ou reforço de subleito de pavimentos, em substituição aos materiais convencionais. (AU)