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Uma contribuição ao ensino de teste de programas concorrentes

Processo: 17/16459-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2017
Vigência (Término): 31 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Simone Do Rocio Senger de Souza
Beneficiário:Ricardo Chagas
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia de software   Programação concorrente   Aprendizagem

Resumo

Este projeto de Iniciação Científica está inserido no contexto do projeto TestPar - Teste de software aplicado a Programas Concorrentes, cujo objetivo central é a proposição de técnicas, critérios e ferramentas de teste para apoiar a validação de programas concorrentes. No estado atual das pesquisas, foram propostas formas de testar programas concorrentes em diferentes paradigmas, dentre eles o paradigma de passagem de mensagens MPI, dando origem a ferramenta de teste ValiMPI. Essa ferramenta tem sido utilizada com sucesso em projetos de pesquisa e estudos experimentais, entretanto, a mesma não oferece recursos que viabilizem sua ampla utilização, principalmente para apoio ao ensino de teste de programas concorrentes. Sabe-se que cada vez mais buscam-se elementos que tornem o ensino mais eficaz e mais lúdico e, desta forma, é cada vez mais importante a disponibilização de recursos educacionais efetivos e de interesse, como por exemplo objetos de aprendizagem. Um objeto de aprendizagem é um artefato digital (ou não) reusável que pode ser utilizado para o ensino, educação ou treinamento. Este projeto de Iniciação Científica visa colaborar neste sentido, construindo um objeto de aprendizagem, com base na ferramenta de teste ValiMPI para apoiar o ensino e treinamento de teste de software no domínio de aplicações concorrentes. (AU)