Busca avançada
Ano de início
Entree

Aceitabilidade e aderência à inserção de um circuito funcional ao treinamento aeróbico e resistido em Pacientes com DPOC: um estudo qualiquantitativo

Processo: 17/10925-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Ercy Mara Cipulo Ramos
Beneficiário:Isis Grigoletto Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Exercício físico   Satisfação do paciente

Resumo

Introdução: Pacientes com DPOC necessitam de tratamento contínuo, sendo o exercício físico evidência "A" no tratamento destes pacientes. Embora os benefícios de um Programa de Reabilitação Pulmonar (PRP) sejam conhecidos, a aderência a estes ainda é deficitária. Diante disto, faz-se necessário o desenvolvimento de intervenções que melhorem a aderência de pacientes com DPOC à PRP. Objetivo: Verificar a aceitabilidade e satisfação de pacientes com DPOC à inserção de um circuito funcional associado ao treinamento combinado convencional à curto prazo e comparar com um treinamento combinado convencional isolado. Métodos: Anteriormente a avaliação qualiquantitativa os pacientes serão divididos em dois grupos de treinamento: treinamento combinado convencional e treinamento combinado convencional associado a circuito funcional. Ao final dos treinamentos dos grupos os pacientes serão avaliados de forma qualiquantitativa. Análise estatística: Análise dos dados qualitativos será realizada meio da análise de conteúdo, que será desenvolvida como meio de categorização de dados para efeitos de classificação, organização e compactação. Após esta análise inicial, será realizada discussão das diferenças nos resultados até que um consenso seja atingido. O resultado final desta análise de dados será enviado para os participantes dos grupos de discussão para verificar se os achados realmente refletem suas perspectivas e pontos de vista. As análises qualitativas serão realizadas e armazenadas no programa NVIVO (QSR NVivo versão 9). Na análise quantitativa, os dados serão transcritos para uma planilha do excel e descritos em média/desvio padrão e em porcentagem (dados categóricos).Palavras-chave: DPOC, Satisfação do paciente, Exercício (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA, FABIANO FRANCISCO; CAMILLO, CARLOS AUGUSTO; GRIGOLETTO, ISIS; UZELOTO, JULIANA SOUZA; VANDERLEI, FRANCIELE MARQUES; RAMOS, DIONEI; CIPULO RAMOS, ERCY MARA. Effects of combining functional exercises with exercise training on daily physical activities and functionality in patients with COPD: a protocol for a randomized clinical trial. Trials, v. 20, n. 1 DEC 5 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Isis Grigoletto. Diferentes tipos de treinamento físico em pacientes com DPOC : um follow-up de treinamento resistido e análise de satisfação e aderência a um circuito funcional. 2019. 99 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.