Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da alteração da velocidade de fala na fluência de adultos com e sem gagueira

Processo: 17/10905-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Cristiane Moço Canhetti de Oliveira
Beneficiário:Rayssa Beatriz Onuki de Moura
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Gagueira   Adultos   Fluência   Distúrbios da fala   Fala

Resumo

Introdução: A velocidade de fala pode ter um importante papel na variabilidade da gagueira. Objetivo: Verificar os efeitos da fala rápida e da fala lenta na fluência da fala de adultos gagos e fluentes. Métodos: Participarão deste estudo 20 adultos, sendo 10 gagos que formarão o Grupo Pesquisa (GP) e 10 fluentes, pareados por gênero e idade ao GP, que formarão o Grupo Comparativo (GC). Após a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, todos os adultos serão submetidos à avaliação da fluência da fala, avaliação da gravidade da gagueira e questionário de autopercepção da fala. Serão coletadas amostras de fala em três velocidades, habitual, rápida e lenta. Para cada velocidade de fala será um proposto um tema a ser discorrido pelo adulto. O software praat será utilizado para medir o tempo gasto de cada amostra de fala coletada. Análise dos resultados: Serão analisados os efeitos da alteração da velocidade de fala (fala rápida e lenta) no GP e GC por meio da comparação da frequência de disfluências, da velocidade de fala e da gravidade da gagueira com testes estatísticos pertinentes. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOURA, Rayssa Beatriz Onuki de. Efeitos da indução da fala rápida e lenta na fluência de adultos com e sem gagueira. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.