Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevenção de condutas de risco: uma análise comparativa entre o Brasil e a França

Processo: 17/14862-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Ronaldo Romulo Machado de Almeida
Beneficiário:Tiago Nogueira Hyra e Chagas Rodrigues
Instituição Sede: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Violência   Tráfico de drogas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:prevenção | risco | tecnologias sociais | Violência | Violência

Resumo

Este projeto propõe analisar as tecnologias sociais de prevenção da violência e do uso e tráfico de drogas inspiradas pela abordagem denominada "prevenção de condutas de risco", efetuadas por profissionais de ONGs ou outras modalidades de ação coletiva, no Brasil e na França. Ele pretende abordar a problemática dos processos de subjetivação envolvidos em tal prevenção, assim como a da aplicação do conceito de "risco" na gestão de populações, através da análise etnográfica dos discursos e práticas dos profissionais que atuam neste campo. Se opondo às soluções repressivas baseadas no controle social, tais profissionais adotam tecnologias sociais que valorizam processos de (re)subjetivação, de desenvolvimento do empoderamento, da autonomia e da autoestima. O projeto tem três objetivos: etnográfico, teórico e comparativo. A parte etnográfica propõe a descrição e análise dos discursos e tecnologias sociais utilizadas pelos profissionais para prevenir o risco (e os problemas sociais), enfocando tanto suas compreensões do risco quanto dos processos de subjetivação que acionam para preveni-lo. A parte teórica busca articular as relações entre ação coletiva, prevenção de riscos e as teorias do sujeito e dos processos de subjetivação, através da discussão das correlações entre as configurações de sujeito que são o público-alvo destas iniciativas e os processos de (re)subjetivação efetuados com o objetivo de prevenir certas formas de conduta. Na esfera comparativa, o objetivo é elaborar hipóteses e análises que permitam visualizar as relações entre as diferentes modalidades de prevenção abordadas nos dois países, através do trabalho de campo já realizado na França e a ser feito no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TIAGO HYRA RODRIGUES. METAMORFOSES DA PREVENÇÃO: prevenindo condutas de risco na França. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 37, n. 108, . (17/14862-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.