Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção de modelos confiáveis de predição para mutagenicidade e toxicidade aquática de corantes: aplicação na Biblioteca Max Weaver

Processo: 17/19599-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Gisela de Aragão Umbuzeiro
Beneficiário:Gisela de Aragão Umbuzeiro
Anfitrião: Harold Stanley Freeman
Instituição-sede: Faculdade de Tecnologia (FT). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Local de pesquisa : North Carolina State University (NC State), Estados Unidos  
Assunto(s):Relação quantitativa estrutura-atividade   Teste de Ames   Corantes

Resumo

Os corantes estão presentes em todos os produtos coloridos, mas tem sido uma das classes químicas menos estudadas no ponto de vista toxicológico. Os corantes são classificados com base na sua estrutura molecular (por exemplo, azo, antraquinona, nitro) ou aplicação (por exemplo, têxteis, fármacos alimentares e cosméticos, fotografia, cabelo, lasers). Recentemente, uma grande biblioteca de corantes foi doada pela Eastman Chemical, contendo cerca de 98.000 frascos de corantes, para o College of Textiles da NCSU, denominada como Max Weaver Library. Um dos principais objetivos desta doação foi compartilhar a biblioteca com químicos em todo o mundo, pois oferece uma ótima oportunidade para usos como descoberta de drogas, novos sensibilizadores para células solares, colorantes para cabelo, cosméticos e têxteis. Para todas as aplicações, a caracterização de sua mutagenicidade e toxicidade aquática será necessária no processo de registro futuro. Com isso em mente, este projeto tem como objetivo desenvolver formas confiáveis de prever a mutagenicidade e ecotoxicidade desses corantes. A abordagem metodológica em etapas e inclui uma série de previsões computacionais e geração de dados empíricos para culminar em modelos de previsão confiáveis e precisos para mutagenicidade e ecotoxicidade dos corantes da Biblioteca Max Weaver. Nós acreditamos que eles serão muito úteis para facilitar as futuras aplicações desses compostos, incluindo o conhecimento para seu uso sustentável em todo o mundo. Esta abordagem também ajudará a reduzir o uso de animais de laboratório de acordo com o princípio 3R (Reposição, Redução e Refinamento). Além disso, este projeto proporcionará acesso a esta importante biblioteca, além de facilitar a colaboração do College of Textiles da NCSU e da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
UMBUZEIRO, GISELA DE A.; ALBUQUERQUE, ANJAINA F.; VACCHI, I, FRANCINE; SZYMCZYK, MALGORZATA; SUI, XINYI; AALIZADEH, REZA; VON DER OHE, PETER C.; THOMAIDIS, NIKOLAOS S.; VINUEZA, NELSON R.; FREEMAN, HAROLD S. Towards a reliable prediction of the aquatic toxicity of dyes. ENVIRONMENTAL SCIENCES EUROPE, v. 31, n. 1 DEC 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.