Busca avançada
Ano de início
Entree

Recaídas de pacientes no primeiro episódio psicótico e fatores relacionados

Processo: 17/13462-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Psiquiátrica
Pesquisador responsável:Ana Carolina Guidorizzi Zanetti
Beneficiário:Amanda Heloisa Santana da Silva
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Recidiva   Esquizofrenia   Transtornos psicóticos   Emoções manifestas   Família

Resumo

As recaídas e as reinternações podem piorar o prognóstico do paciente no primeiro episódio psicótico (PEP) e afetar sua qualidade de vida e de sua família. As recaídas são definidas como a exacerbação dos sintomas psicóticos que implica em internação hospitalar ou novo contato com os serviços de saúde. Assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar os fatores relacionados às recaídas em pacientes no PEP. Estudo exploratório prospectivo a ser desenvolvido com pacientes em seguimento em um ambulatório de PEP de um hospital universitário e seus familiares. Os dados serão coletados mediante entrevista com os pacientes e seus familiares, preenchimento de oito instrumentos e avaliação mensal da ocorrência de recaídas durante o período de seis meses após a entrevista inicial. Espera-se que o conhecimento dos fatores relacionados às recaídas em pacientes no PEP possa fornecer informações importantes para os profissionais de saúde, principalmente a equipe de enfermagem, para a implementação de estratégias voltadas à sua prevenção e promoção da saúde para pacientes na fase inicial da psicose e seus familiares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, AMANDA HELOISA SANTANA; DE FREITAS, LARISSA AMORIM; SHUHAMA, ROSANA; DEL-BEN, CRISTINA MARTA; VEDANA, KELLY GRAZIANI GIACCHERO; MARTIN, ISABELA DOS SANTOS; ZANETTI, ANA CAROLINA GUIDORIZZI. Family environment and depressive episode are associated with relapse after first-episode psychosis. JOURNAL OF PSYCHIATRIC AND MENTAL HEALTH NURSING, v. 28, n. 6, p. 1065-1078, DEC 2021. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Amanda Heloisa Santana da. Recaídas de pacientes no primeiro episódio psicótico e fatores relacionados: estudo prospectivo. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.