Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da degradação do atrito lateral de estacas em fundações de torres eólicas submetidas ao carregamento cíclico

Processo: 17/07341-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2017
Vigência (Término): 02 de junho de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:Marcos Massao Futai
Beneficiário:Andrei Nardelli
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Carregamento cíclico   Fundações (engenharia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carregamento cíclico | Degradação do atrito | Fundações em estacas | Interface solo-estrutura | Torres Eólicas | Fundações

Resumo

Devido a crescente busca por um desenvolvimento sustentável, a energia eólica apresenta-se como protagonista no cenário mundial. Por causa do aumento dos aerogeradores e das torres eólicas, os esforços estáticos e cíclicos que as fundações estarão sujeitas serão mais intensos e, desta maneira, o emprego de fundações profundas por grupo de estacas será cada vez mais frequente. Este grupo de estacas transfere o carregamento ao solo através da resistência axial por binários de compressão-tração em estaca opostas. Contudo, estudos apontam que estacas submetidas a carregamentos axiais cíclicos têm sua resistência reduzida em consequência da degradação do atrito lateral. Estes estudos concentraram as investigações para um número reduzido de ciclos e grandes amplitudes de carregamento cíclicos. Desta forma, este projeto de pesquisa possui como objetivo principal a investigação do comportamento da interface solo-sólido quando submetida a um elevado número de ciclos considerando diferentes amplitudes de carregamento cíclico. Ensaios de cisalhamento direto cíclicos com rigidez normal constante na interface areia-concreto serão realizados considerando os parâmetros que influenciam nesta degradação: estado e natureza do solo; rugosidade da interface; número de ciclos; rigidez normal imposta; amplitude do carregamento cíclico; e condições saturado, não saturado e seco do solo. Os resultados obtidos serão analisados estatisticamente e, por meio de dados documentados na literatura, serão validados. Por fim, este estudo será empregado para embasar modelos constitutivos do solo em simulações do comportamento da interface solo-estaca em fundações de torres eólicas onshore empregadas no Brasil, elevando-se a qualidade dos projetos e avaliando-se o desempenho da fundação durante sua vida útil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDREI NARDELLI; MARCOS MASSAO FUTAI. Avaliação de fundações de turbinas eólicas terrestres brasileiras. Rev. IBRACON Estrut. Mater., v. 15, n. 5, . (15/10223-2, 17/07341-9)
NARDELLI, ANDREI; CACCIARI, PEDRO PAZZOTO; FUTAI, MARCOS MASSAO. Sand-concrete interface response: The role of surface texture and confinement conditions. SOILS AND FOUNDATIONS, v. 59, n. 6, p. 1675-1694, . (17/07341-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NARDELLI, Andrei. Degradação do atrito lateral de estacas em fundações de torres eólicas submetidas ao carregamento cíclico axial.. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.