Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de formulações probióticas para a prevenção da candidose bucal: estudo in vitro e in vivo

Processo: 16/25544-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Juliana Campos Junqueira
Beneficiário:Felipe de Camargo Ribeiro
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Probióticos   Microbiologia

Resumo

A candidose representa a principal infecção fúngica da cavidade bucal e o aumento da resistência aos antifúngicos por Candida spp. tem levado à busca por agentes antimicrobianos alternativos, como os probióticos. Em estudo prévio do nosso grupo de pesquisa, foi verificado que entre diversas cepas de Lactobacillus isoladas da cavidade bucal, a cepa de Lactobacillus paracasei 28.4 mostrou a maior capacidade de inibir C. albicans e reduzir o desenvolvimento de candidose. Assim, o objetivo desse projeto será desenvolver formulações probióticas com a cepa de L. paracasei 28.4 para aplicação local na cavidade bucal e testar seu potencial como agente de prevenção e controle da candidose. Para o preparo das formulações, L. paracasei 28.4 será incorporada em diferentes concentrações de hidrogéis usando gellan gum. A seguir, as formulações serão avaliadas quanto ao número de células viáveis de L. paracasei e às diferentes formas de armazenamento, incluindo liofilização e temperaturas de estocagem. Além disso, a capacidade das formulações probióticas em inibir o crescimento in vitro de C. albicans será avaliada pelo método de difusão em ágar, formação de biofilme e ensaios de filamentação. O teste de difusão em ágar será realizado em meio de cultura extrato de levedura, peptona, dextrose (YPD). Os biofilmes serão formados em corpos de prova de resina acrílica e avaliados por meio da contagem de células viáveis, análise da biomassa total e microscopia eletrônica de varredura. A filamentação de C. albicans será induzida em placas de 24 poços e quantificadas em microscópio óptico. A seguir, as formulações serão testadas na cavidade bucal de camundongos saudáveis procurando-se avaliar o sistema de entrega e a colonização oral por L. paracasei 28.4, utilizando-se das técnicas de recuperação de UFC/mL e quantificação por PCR real time. A formulação que apresentar melhores resultados nos estudos in vitro e no sistema de entrega na cavidade oral de camundongos saudáveis, será testada em camundongos com candidose oral experimental induzida por imunossupressão. Os efeitos da formulação probiótica na candidose bucal serão avaliados pela contagem de células viáveis de Candida spp. e Lactobacillus spp., quantificação de L. paracasei 28.4 e C. albicans por PCR real time, determinação das lesões macroscópicas de candidose no dorso da língua e análise das lesões histológicas. Além disso, será realizado um estudo de monitoramento do desenvolvimento da candidose bucal em tempo real, utilizando-se o método inovador de imagens de bioluminescência em IVIS Lumina. Os dados obtidos serão submetidos a uma análise exploratória para a seleção do teste estatístico mais adequado para cada experimento. Em todos os testes será utilizado o programa GraphPad Prism, considerando-se nível de significância de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSSONI, RODNEI DENNIS; RIBEIRO, FELIPE DE CAMARGO; SANTANA DOS SANTOS, HANNA FLAVIA; DOS SANTOS, JESSICA DIANE; OLIVEIRA, NICASSIA DE SOUSA; DOS SANTOS DUTRA, MARIGNES THEOTONIO; BIAZZI DE LAPENA, SIMONE APARECIDA; JUNQUEIRA, JULIANA CAMPOS. Galleria mellonella as an experimental model to study human oral pathogens. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 101, p. 13-22, MAY 2019. Citações Web of Science: 1.
PEREIRA, THAIS CRISTINE; DE BARROS, PATRICIA PIMENTEL; DE OLIVEIRA FUGISAKI, LUCIANA RUANO; ROSSONI, RODNEI DENNIS; RIBEIRO, FELIPE DE CAMARGO; DE MENEZES, RAQUEL TELES; JUNQUEIRA, JULIANA CAMPOS; SCORZONI, LILIANA. Recent Advances in the Use of Galleria mellonella Model to Study Immune Responses against Human Pathogens. JOURNAL OF FUNGI, v. 4, n. 4 DEC 2018. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.