Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação do papel regulador do hormônio concentrador de melanina (MCH) na lactação de ratas Long-Evans: efeitos da inibição do gene Pmch através da técnica de iRNA

Processo: 17/18019-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2017
Vigência (Término): 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Jackson Cioni Bittencourt
Beneficiário:Ariel Rodrigues Cardoso
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/02224-1 - A existência da neurogênese durante o período da lactação, AP.TEM
Assunto(s):Hipotálamo   Neurociências   Neuropeptídeos   Área pré-óptica

Resumo

A síntese do hormônio concentrador de melanina [MCH] na área pré-óptica ventromedial [MPOAvm] aumenta intensamente por volta do 19° dia da lactação de ratas. O papel desta ativação ainda não foi totalmente desvendado, sendo sua função praticamente desconhecida na fisiologia maternal. O MCH é produzido através do processamento do precursor preproMCH [ppMCH], que codifica dois outros neuropeptídeos, o NEI e o NGE. Além disso, a atividade do MCH depende de sua ligação ao seu receptor [MCHR1], que se acopla a diferentes tipos de proteínas G, específicas para cada tipo celular, que podem ativar MAP quinases, diminuir a concentração de AMPc e/ou aumentar a concentração de Ca2+ citossólico. Neste trabalho, propomos a investigação da ativação da expressão de RNAm ppMCH sobre o comportamento maternal e a homeostase energética, através da técnica de interferência de RNA [RNAi], inibindo a expressão do gene Pmch ou a atividade do receptor MCHR1. Paralelamente, será realizada a inibição farmacológica do receptor MCHR1 pelo uso do antagonista competitivo H-6408 [BACHEM, Alemanha]. Serão realizadas injeções intracerebrais na área hipotalâmica lateral [LHA] ou na MPOAvm em ratas lactantes dos devidos RNAs curtos de interferência [siRNAs] e dos controles aleatórios [scrambled]. Em seguida, os encéfalos serão processados para a realização de ensaios bioquímicos e técnicas de identificação neuroquímica como hibridização in situ e imuno-histoquímica, de marcação simples ou dupla. Além disso, as ratas serão filmadas para análise comportamental e parâmetros ligados ao consumo alimentar serão diariamente monitorados. Portanto, este estudo permite uma compreensão mais extensa do sistema peptidérgico do MCH durante o processo da lactação em ratas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KLEIN, MARIANNE O.; BATTAGELLO, DANIELLA S.; CARDOSO, ARIEL R.; HAUSER, DAVID N.; BITTENCOURT, JACKSON C.; CORREA, RICARDO G. Dopamine: Functions, Signaling, and Association with Neurological Diseases. Cellular and Molecular Neurobiology, v. 39, n. 1, p. 31-59, JAN 2019. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.