Busca avançada
Ano de início
Entree

Medidas integrais de espalhamento múltiplo de elétrons com energias de até 1,9 MeV

Processo: 17/12661-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Atômica e Molecular
Pesquisador responsável:Marcos Nogueira Martins
Beneficiário:Anna Raquel Petri
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/13116-5 - Medidas sistemáticas do espalhamento múltiplo de elétrons e prótons com energias até 5 MEV, AP.JP
Assunto(s):Elétrons

Resumo

Uma descrição acurada do espalhamento múltiplo de partículas carregadas é muito importante em várias aplicações, que vão desde simular a resposta de detectores até a localização da dose absorvida em técnicas de radioterapia de fronteira. Porém, os dados experimentais disponíveis são escassos, muito antigos e sem uma rigorosa quantificação das incertezas estatísticas e sistemáticas. Dados recentes de espalhamento de elétrons com energias de 13 MeV até 20 MeV foram publicados em 2008, mas, por terem sido coletados com um sistema não otimizado e com um acelerador de uso médico, cujo feixe não era bem colimado, não podem ser usados como referência para validar abordagens teóricas ou códigos Monte Carlo. O presente projeto (que se integra a um projeto mais amplo, de Jovem Pesquisador em andamento, 2016/13116-5) visa fornecer dados de referência para espalhamento múltiplo de elétrons de energias cinéticas entre 10 keV e 100 keV e de 1,9 MeVem um amplo conjunto de materiais. Os alvos serão cuidadosamente caraterizados com respeito a: i) espessura; ii) contaminação por outros elementos (leves e pesados); e iii) não uniformidade local do alvo usando um feixe de prótons. Esses cuidados, junto a outros, são importantes para disponibilizar, além das medidas de espalhamento múltiplo, suas incertezas estatísticas e sistemáticas. O arranjo experimental para as medidas entre 10 keV e 100 keV já se encontra desenvolvido e testado no Laboratório do Acelerador Linear do IFUSP. Os principais focos do projeto são o desenvolvimento do arranjo para as medidas a 1,9 MeV e a tomada das medidas entre 10 keV e 100 keV e a 1,9 MeV, cobrindo uma ampla combinação de Z-energia-espessura do alvo para alcançar os casos onde as várias abordagens teóricas e implementações Monte Carlo diferem mais significativamente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MALAFRONTE, A. A.; PETRI, A. R.; GONCALVES, J. A. C.; BARROS, S. F.; BUENO, C. C.; MAIDANA, N. L.; MANGIAROTTI, A.; MARTINS, M. N.; QUIVY, A. A.; VANIN, V. R. A low-cost small-size commercial PIN photodiode: I. Electrical characterisation and low-energy photon spectrometry. Radiation Physics and Chemistry, v. 179, FEB 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.