Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre a aldeia e a cidade: relações entre as crianças indígenas Kalapalo e cidades do entorno do Parque Indígena do Xingu (MT)

Processo: 17/13930-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 17 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Antonio Roberto Guerreiro Júnior
Beneficiário:Veronica Monachini de Carvalho
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/26676-0 - Sistemas regionais ameríndios em transformação: o caso do Alto Xingu, AP.JP
Bolsa(s) vinculada(s):19/18587-4 - Aprendizagem e transformação a partir da perspectiva das crianças Kalapalo, BE.EP.MS
Assunto(s):Indígenas   Povos indígenas   Comunidade indígena   Desenvolvimento infantil   Tradição

Resumo

O presente projeto de pesquisa visa realizar uma etnografia das formas de socialidade das crianças Kalapalo, focalizando seus trânsitos entre a aldeia e cidades do entorno do Parque Indígena do Xingu (PIX). A pesquisa tem como proposta dar continuidade a uma investigação anterior em que buscou-se sistematizar os processos próprios de formação de pessoa Kalapalo e entender como as crianças percebem, se apropriam e reformulam constantemente os conhecimentos ditos "tradicionais". Partindo daí, pretende-se contribuir para os estudos da antropologia que tratam da criança e, mais especificamente, sobre as recentes transformações entre populações indígenas do Alto Xingu em contato com o mundo urbano. Para isso, será necessário dar continuidade ao olhar para a produção e formação da Pessoa no Alto Xingu, mas agora com um enfoque na relação de trânsito das crianças com os espaços citadinos. (AU)