Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de valores aplicada a modelagem de risco

Processo: 17/17081-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 15 de abril de 2018
Vigência (Término): 15 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Epistemologia
Pesquisador responsável:Renato Rodrigues Kinouchi
Beneficiário:Renato Rodrigues Kinouchi
Anfitrião: Roman Peter Frigg
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of London, Inglaterra  
Assunto(s):Filosofia da ciência   Probabilidade   Indicador de risco   Incerteza

Resumo

Neste projeto defendo que tanto o conceito de risco como o de incerteza exibem imbricações entre fatos e valores. Em seguida examinarei risco e incerteza em termos das propriedades formais dos valores. Aplicarei tal análise a ideia geral de modelos como ficções, o que implica no reconhecimento de que modelos de risco e incerteza não são descrições puras mas sim descrições evaluativas com caráter prescritivo. Finalmente, proponho um modelo minimalista de risco e incerteza que preenche as demandas conceituais discutidas anteriormente. O modelo toma a forma de um problema do bonde onde a ação de acionar a alavanca não necessariamente implica no resultado indesejado, mas apenas engendra uma probabilidade para esse resultado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KINOUCHI, RENATO RODRIGUES. Philosophical issues related to risks and values. FILOSOFIA UNISINOS, v. 19, n. 3, p. 235-240, SEP-DEC 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.