Busca avançada
Ano de início
Entree

Desvendando a sensibilidade genética de bovinos da raça Nelore a variação ambiental

Processo: 17/18415-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 15 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 14 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Roberto Carvalheiro
Beneficiário:Roberto Carvalheiro
Anfitrião: Stephen Moore
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Queensland, Brisbane (UQ), Austrália  
Assunto(s):Seleção genômica

Resumo

O projeto de pesquisa tem como objetivo principal desvendar a sensibilidade genética de bovinos da raça Nelore a variação ambiental. Para isso, dados fenotípicos e genotípicos de animais Nelore criados em diferentes condições ambientais serão estudados. A sensibilidade a variação ambiental será avaliada para diferentes características de crescimento e reprodutivas. Os dados serão provenientes de programas de melhoramento genético da raça, compreendendo informações fenotípicas de aproximadamente um milhão de bezerros e 300.000 fêmeas em reprodução, além de informações genotípicas de aproximadamente 15.000 animais genotipados com o painel Illumina Bovine HD (HD) ou com um painel de menor densidade e com genótipo imputado para o HD. Para cada característica, modelos de normas de reação serão implementados para estimar a resposta de cada animal a variação ambiental. As estimativas dos coeficientes de regressão de cada animal serão utilizadas como pseudo-fenótipo em estudos de associação genômica ampla (GWA) para identificar regiões e genes candidatos associados a sensibilidade a variação ambiental. Uma meta-análise será conduzida com os resultados das análises de GWA das diferentes características para identificar eventuais efeitos pleotrópicos. Por fim, estudos de validação cruzada serão conduzidos para avaliar a acurácia da predição genômica fornecida por diferentes métodos. Os resultados auxiliarão a desenvolver estratégias e ferramentas para a seleção de animais Nelore mais robustos ou menos sensíveis a variação ambiental, objetivando otimizar a eficiência produtiva.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Identificados genes potencialmente ligados à resistência do gado a variações ambientais 
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias: (20 total)
Mais itensMenos itens

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHEIRO, ROBERTO; COSTILLA, ROY; NEVES, HAROLDO H. R.; ALBUQUERQUE, LUCIA G.; MOORE, STEPHEN; HAYES, BEN J. Unraveling genetic sensitivity of beef cattle to environmental variation under tropical conditions. GENETICS SELECTION EVOLUTION, v. 51, JUN 20 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.