Busca avançada
Ano de início
Entree

Montagem e análise genômica do Complexo de espécies Fusarium graminearum isolados de trigo brasileiro

Processo: 17/22369-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 26 de março de 2018
Vigência (Término): 25 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Benedito Corrêa
Beneficiário:Sabina Moser Tralamazza
Supervisor no Exterior: Daniel Croll
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université de Neuchâtel, Suíça  
Vinculado à bolsa:15/21378-7 - Detecção do perfil toxigênico e identificação do complexo de espécies Fusarium graminearum através da espectroscopia de infravermelho, BP.PD
Assunto(s):Filogenia   Micotoxinas   Genomas

Resumo

A giberela é uma das principais doenças em cereais, podendo causar severa perda de produção e valor comercial devido as espigas deterioradas e contaminadas por micotoxinas. A doença é causada principalmente pelo Complexo de espécies Fusarium graminearum (CEFG) que pode variar em agressividade, taxa de crescimento e perfil micotoxigênicos. Devido a grande diversidade fenotípica dentro do complexo é essencial compreender a composição genética da população causadora da doença. O atual projeto de pós-doutorado sendo desenvolvido no Brasil utiliza análises moleculares como referência para testar modelos de predição baseados na espectroscopia de infravermelho. Para o estágio nós iremos analisar as mesmas espécies utilizadas como referência na espectroscopia de infravermelho, para corretamente e eficientemente caracterizar baseados no genoma completo, as espécies do CEFG, juntamente com seus perfis toxigênicos. A disponibilidade dos genomas e a falta de estudos da diversidade genética através da análise genômica dos membros do CEFG no Brasil fornece uma oportunidade ideal de pesquisa. Assim, o objetivo principal do projeto é realizar a montagem e análise dos genomas de quatro espécies do CEFG - F. meridionale, F. cortaderiae, F. austroamericanum (produtor de nivalenol) e F. austroamericanum (produtor de 3-acetildesoxinivalenol) - encontradas no Brasil. Juntamente, realizar análises filogenéticas utilizando as sequencias genômicas de outros membros já sequenciados do CEFG, procurar por novos genes micotoxigênicos e suas funções e investigar as diferenças genéticas em nível intra-espécie entre os dois isolados F. austroamericanum.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TRALAMAZZA, SABINA MOSER; ROCHA, LILIANA OLIVEIRA; OGGENFUSS, URSULA; CORREA, BENEDITO; CROLL, DANIEL. Complex Evolutionary Origins of Specialized Metabolite Gene Cluster Diversity among the Plant Pathogenic Fungi of the Fusarium graminearum Species Complex. GENOME BIOLOGY AND EVOLUTION, v. 11, n. 11, p. 3106-3122, NOV 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.