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Círculos literários e co-elaboração de sentido(s) entre pares: uma abordagem para a formação de leitores literários em contexto didático no Brasil

Processo: 17/18844-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Rita Jover Faleiros
Beneficiário:Rita Jover Faleiros
Anfitrião: Manon Hebert
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Université de Montréal, Canadá  
Assunto(s):Didática

Resumo

O presente projeto tem por objetivo principal conhecer a atualidade da pesquisa no tocante à formação de leitores literários em contexto didático e, especificamente, a proposta metodológica de co-elaboração de sentido entre pares em círculos literários desenvolvido pela pesquisadora Manon Hébert (2010) da Universidade de Montréal. O dispositivo elaborado pela pesquisadora na atividade de leitura articula, do ponto de vista teórico, abordagens de ordem sócio-construtivista, cognitiva e estética. Um dos interesses desse dispositivo consiste na ênfase acordada à verbalização dos processos de construção de sentido, assim como da negociação e da reformulação da compreensão escrita que ocorre por meio da troca entre pares. Trata-se de proposta que nos parece particularmente pertinente como possível resposta didático-metodológica para os impasses relativos ao desenvolvimento das práticas de leitura literária na escola sinalizados por Rezende (2013). Os objetivos específicos desse projeto consistem, pois: a) no conhecimento in loco da aplicação do dispositivo dos círculos literários; b) na interlocução com os pesquisadores envolvidos na ação; c) numa síntese da atualidade desse dispositivo na forma de um artigo inédito; d) numa seleção de artigos canadenses sobre o tema para organização de dossiê a ser divulgado no Brasil; e) na articulação desse dispositivo com a pesquisa e o ensino da leitura no Brasil, e mais especificamente com o contextos de formação dos estudantes de Licenciatura do curso de Letras.