Busca avançada
Ano de início
Entree

Processamento de concordância por atração em sentenças com ambiguidade temporária no português do Brasil

Processo: 17/13038-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Psicolinguística
Pesquisador responsável:Thiago Oliveira da Motta Sampaio
Beneficiário:Patrícia Perina de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Assunto(s):Língua portuguesa   Português do Brasil   Compreensão da leitura   Leitura automonitorada   Ambiguidade   Concordância verbal   Oração (gramática)

Resumo

Na área de processamento de sentenças em Psicolinguística, existem os estudos das ambiguidades e os estudos da concordância verbal. Em ambiguidades, geralmente estudamos sentenças que podem ser estruturadas de duas formas diferentes como "O guarda viu o turista com o binóculo". Embora a sentença seja perfeitamente gramatical, é impossível dizer com certeza se o binóculo foi o instrumento do guarda ao ver o turista, ou se o turista visto pelo guarda estava portando um binóculo. A primeira interpretação, realiza uma relação do binóculo com o nome mais distante estruturalmente (o guarda). Esta relação é chamada de encaixamento alto. Na segunda interpretação, a relação é feita com o nome mais próximo (o turista), o que chamamos de encaixamento baixo. Já nos estudos da concordância, pesquisamos a facilidade de um nome realizar a concordância com seu verbo, como em "João comeu um bolo", e "João, que é amigo dos produtores, comeu um bolo". Geralmente, ao inserirmos um sintagma entre o nome e o seu verbo, podemos realizar uma concordância por atração com o nome mais próximo, "os produtores". Neste caso, não é raro encontrarmos em cartas e outros documentos, sentenças como "João, que era amigo dos produtores, comeram o bolo". Este fenômeno é chamado de Concordância por Atração. Nossa pesquisa tem o objetivo de unir estes dois campos de estudo e verificar se existe uma interação entre a concordância por atração e a preferência pelo encaixamento baixo, já verificado no Português do Brasil. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.