Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da administração de ocitocina na indução da ilusão da mão de borracha: análise da hemodinâmica cerebral por fNIRS

Processo: 17/19520-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Paulo Sérgio Boggio
Beneficiário:Carolina Gudin de Souza Ramos
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ocitocina   Empatia   Cognição social   Hemodinâmica   Neurociências

Resumo

Estudos vêm demonstrando o efeito modulatório da inalação de ocitocina (OT) na cognição social relacionada a empatia. Para entender melhor essa relação, estudos têm utilizado estratégias experimentais de sobreposição corporal "do eu no outro" como o paradigma da ilusão da mão de borracha (IMB) e investigado a associação dos níveis de OT, pois apesar da influência na cognição social, os efeitos obtidos pela OT podem ter também influências contextuais. Nesse contexto, com o intuito de compreender os mecanismos neurofisiológicos dos efeitos da OT, o presente estudo buscou investigar a modulação dos níveis de empatia, por meio da inalação de OT nos três efeitos clássicos da IMB - tempo de início da sensação da ilusão, deslocamento proprioceptivo e sensação de propriedade corpora -, e avaliar o efeito nos níveis oxi-e deoxihemoglobina no córtex pré-motor e córtex intraparietal por meio da Espectrografia Funcional no Infravermelho Próximo (fNIRS). A hipótese desse experimento é que maiores níveis de OT, via inalação, aumente a ressonância sensório-motora na IMB e a intensidade da atividade hemodinâmica nas áreas corticais do CPMv e CIP. Serão incluídos 30 participantes adultos jovens, homens, com desenvolvimento típico, destros que serão submetidos à inalação de OT (ativo e placebo) e a vivência experimental da IMB nas duas condições de estimulação visuo-tátil: sincrônica e assincrônica por 120segundos. Serão avaliados o tempo de início da sensação da propriedade corporal da IMB, o deslocamento proprioceptivo ante e depois da IMB, a avaliação da sensação da IMB por meio de questionário e a empatia, por meio do índice de reatividade interpessoal (IRI). A intensidade da atividade hemodinâmica nas áreas corticais do CPMv e CIP será mensurada pelo fNIRS. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIRA, MARILIA; PANTALEAO, FERNANDA NAOMI; DE SOUZA RAMOS, CAROLINA GUDIN; BOGGIO, PAULO S. Anodal transcranial direct current stimulation over the posterior parietal cortex reduces the onset time to the rubber hand illusion and increases the body ownership. Experimental Brain Research, v. 236, n. 11, p. 2935-2943, NOV 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.