Busca avançada
Ano de início
Entree

Critérios de julgamento sobre o machucar: a diferença entre as pessoas genéricas, o ídolo e o eu

Processo: 17/19351-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Luciana Maria Caetano
Beneficiário:Paulo Yoo Chul Choi
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Julgamento (psicologia)   Moral   Adolescentes   Ídolos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Admiração | Critérios-de-Julgamento | Desenvolvimento-Moral | Ídolo | Teoria-do-Domínio-Social | Psicologia do Desenvolvimento Moral

Resumo

De acordo com a Teoria do Domínio Social, os julgamentos morais podem alterar conforme a idade e o sexo dos participantes (Okin,1989; Turiel, 1998). A fim de tentar encontrar outras variáveis que exerçam algum tipo de influência no julgamento moral, os objetivos desse projeto são: investigar os critérios de julgamentos de adolescentes de 12 a 18 anos de idade sobre situações envolvendo "machucar o outro", comparar o julgamentos de pessoas genéricas em relação aos ídolos a fim de dimensionar a interferência da admiração no julgamento, e investigar os julgamentos de pessoas genéricas em comparação aos ídolos quando o alvo das agressões é o próprio eu. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de análise quantitativa e qualitativa. Participarão desse estudo, 30 crianças de 12 a 18 anos de idade. Para identificar as quatro características do Domínio Moral, serão apresentadas aos participantes três situações sobre o machucar, sendo eles: machucar psicologicamente; machucar para se beneficiar; e machucar por vingança. Os estudos sobre a temática do ídolo e da admiração na Teoria do Domínio Social são poucos, assim o trabalho pretende contribuir com o estudo dessas variáveis e sua influência nos tipos de juízos dos adolescentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)