Busca avançada
Ano de início
Entree

Caraterização e comparação dos métodos de segmentação cerebelar e cerebral

Processo: 17/13102-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Marcondes Cavalcante Franca Junior
Beneficiário:Thiago Junqueira Ribeiro de Rezende
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/16296-0 - Análise multimodal da medula espinhal em ataxias cerebelares hereditárias, BE.EP.PD
Assunto(s):Neuroimagem

Resumo

Estudos de reprodutibilidade são um dos pilares da ciência e a sua ausência reduz os esforços científicos. Estudos de neuroimagem são particularmente sensíveis, pois existem poucos trabalhos que abordam este tema. Não por acaso isto acontece, já que a natureza das medidas é complexa e há uma grande variedade de métodos com diferentes técnicas de segmentação. Particularmente para o cerebelo, este problema se agrava pois, é uma estrutura pequena e altamente irregular. Além disso, os dispositivos atuais de ressonância não possuem resolução suficiente para imageá-lo adequadamente. Portanto, propomos desenvolver um estudo que avalie a reprodutibilidade dos principais métodos de segmentação e, sobretudo, para aqueles ferramentais específicos de cerebelo, tais como o SUIT e o CERES, que vem sem recentemente descritos na literatura.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO REZENDE, THIAGO JUNQUEIRA; RIBEIRO DE PAIVA, JEAN LEVI; MURO MARTINEZ, ALBERTO ROLIM; LOPES-CENDES, ISCIA; PEDROSO, JOSE LUIZ; POVOAS BARSOTTINI, ORLANDO GRAZIANI; CENDES, FERNANDO; FRANCA, JR., MARCONDES C. Structural signature of SCA3: From presymptomatic to late disease stages. ANNALS OF NEUROLOGY, v. 84, n. 3, p. 401-408, SEP 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.