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Cosmologia e turismo entre os Taurepáng

Processo: 17/19647-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Teoria Antropológica
Pesquisador responsável:Geraldo Luciano Andrello
Beneficiário:Caio Monticelli
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Turismo   Turismo cultural   Turismo ecológico   Terra indígena   Etnologia indígena   Roraima
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Etnologia | Não-Humanos | Roraima | Taurepáng | Terra Indígena | Turismo | Etnologia Indígena

Resumo

Este projeto focaliza a participação dos Taurepáng na atividade turística que vem se consolidando em Terra Indígena no norte do estado de Roraima. A pesquisa será realizada na comunidade do Bananal, situada em uma região de floresta, rodeada por muitas cachoeiras e ao pé da serra de Pacaraima, que marca a fronteira entre Brasil e Venezuela. Com experiência em receber turistas, esta comunidade é uma referência local, pois uma parte de seus moradores é formada enquanto condutores de visitantes por paisagens naturais. No entanto, o turismo entre os Taurepáng suscita ainda muitas controvérsias internas. Passa-se que ainda não puderam equacionar precisamente certas variáveis em questão: além de devotos ao Adventismo de Sétimo Dia, que imprimi um ritmo próprio à vida comunitária, os espaços que o turismo pretende são concebidos pelos Taurepáng como a morada de uma diversidade de espíritos, e, portanto, perigosos. Como essa nova atividade recebe cada vez mais destaque no cenário regional, sobretudo com o interesse crescente de agências especializadas, pretende-se uma aproximação às seguintes questões: (1) como os Taurepáng pretendem operar o turismo por locais e trilhas que não frequentam sem uma série de cuidados, pois são a casa de outros seres? (2) em que medida essa atividade, no contexto de uma comunidade muito voltada para si mesma, corresponderia a uma abertura demasiada ao exterior, podendo então ameaçar o regrado cotidiano local? (3) por que histórias referente ao Kanaimé, uma categoria de assassino secreto que utiliza de feitiçaria para matar, vêm se intensificando paralelamente aos debates atuais sobre o turismo? (AU)

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