Busca avançada
Ano de início
Entree

Quantificação de micro-organismos envolvidos no processo de atenuação natural de solos contaminados com querosene

Processo: 17/16611-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Valeria Maia Merzel
Beneficiário:Kelly Johanna Hidalgo Martinez
Instituição-sede: Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Paulínia , SP, Brasil
Assunto(s):Metagenômica

Resumo

A poluição é um problema ambiental amplamente discutido, seja em ambientes marinhos ou terrestres. A biorremediação é uma técnica para se tratar ambientes contaminados que utiliza o potencial metabólico de micro-organismos com o objetivo de transformar compostos orgânicos tóxicos em componentes intermediários com menor toxicidade, ou até mesmo inertes. A atenuação natural é uma forma de biorremediação que se utiliza dos processos biológicos, químicos e físicos que ocorrem naturalmente tendo como resultado a transformação ou degradação dos poluentes no ambiente. Embora o processo seja intrínseco do ecossistema, sua velocidade e eficiência depende de múltiplos fatores, incluindo a abundância e diversidade de micro-organismos capazes de degradar estes compostos poluentes. Esta proposta visa identificar e quantificar os grupos microbianos envolvidos na degradação natural de querosene de aviação (QAV) em uma área subterrânea contaminada no município de Paulínia. A determinação da composição e distribuição da microbiota e dos genes específicos para a degradação anaeróbica serão realizados utilizando a técnica de PCR quantitativo. A quantificação das bactérias redutoras de ferro, redutoras de nitrato e sulfato-redutoras e arqueias metanogênicas e dos genes de degradação em amostras de solos nas proximidades dos poços de monitoramento da contaminação assim como em microcosmos in situ (BACTRAPS) serão importantes para caracterizar a microbiota autóctone e os processos de degradação específicos na pluma de contaminação. Análises comparativas entre os diferentes pontos de amostragem e a correlação com os dados físico-químicos permitirão obter uma visão mais abrangente dos processos de degradação natural que estão acontecendo na pluma de contaminação. Também serão realizadas análises mais detalhadas dos dados metagenômicos obtidos por nosso grupo de pesquisa, a fim de recuperar in silico os genomas dos organismos mais dominantes e caracterizar suas funções no processo de degradação. Estes resultados permitirão elucidar o processo de atenuação natural dos compostos poluentes no ecossistema, as rotas de degradação e os micro-organismos responsáveis.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HIDALGO, K. J.; TERAMOTO, E. H.; SORIANO, A. U.; VALONI, E.; BAESSA, M. P.; RICHNOW, H. H.; VOGT, C.; CHANG, H. K.; VALERIA, M. OLIVEIRA. Taxonomic and functional diversity of the microbiome in a jet fuel contaminated site as revealed by combined application of in situ microcosms with metagenomic analysis. Science of The Total Environment, v. 708, MAR 15 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.