Busca avançada
Ano de início
Entree

Insetos aquáticos de riachos: investigando o papel de fatores ambientais e espaciais sobre a diversidade beta

Processo: 17/16501-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Pitágoras da Conceição Bispo
Beneficiário:Pitágoras da Conceição Bispo
Anfitrião: Robert Dan Holt
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Florida, Gainesville (UF), Estados Unidos  
Assunto(s):Mata Atlântica

Resumo

A busca pelo entendimento do papel dos fatores ambientais e espaciais sobre estruturação das comunidades tem sido um tema central em estudos de ecologia e evolução. Neste contexto, durante o desenvolvimento do presente projeto, analisaremos diferentes conjuntos de dados sobre metacomunidades de insetos aquáticos de riachos com o objetivo de responder as seguintes questões: 1) quais são os fatores mais importantes na estruturação das metacomunidades de insetos aquáticos, fatores ambientais ou espaciais? 2) os fatores ambientais e/ou espaciais explicam similarmente diferentes componentes da diversidade beta (diversidade beta total, substituição e aninhamento) de metacomunidades de insetos aquáticos? 3) a diversidade beta, e a importância relativa dos fatores ambientais e espaciais mudam quando considerados riachos com diferentes tamanhos e em paisagens com relevos mais ou menos movimentados? As nossas hipóteses são: 1) que os fatores ambientais sejam mais relevantes do que os fatores espaciais; 2) que a diversidade beta, especialmente o componente substituição, seja maior entre riachos com menor porte do que entre riachos com maior porte; 3) que a diversidade beta seja maior entre riachos em paisagens com relevo mais movimentado, onde se espera que ocorra maior gradiente ambiental (e.g. maior variabilidade hidráulica), do que entre riachos em relevo menos movimentado. O presente projeto será desenvolvido junto ao grupo de pesquisa do Dr. R. D. Holt do Departamento de Biologia da Universidade da Flórida. Portanto, além dos objetivos específicos do projeto, temos o objetivo de estabelecermos uma parceria duradoura entre o grupo de pesquisa do Dr. Holt e o grupo de pesquisa do Laboratório de Biologia Aquática da UNESP de Assis.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ALMEIDA, LUCAS HENRIQUE; CARDOSO-LEITE, RICARDO; BOA DEODATO, MARIANA FONTE; BISPO, PITAGORAS DA CONCEICAO. Anacroneuria iporanga (Plecoptera: Perlidae): description of the nymph and biological notes. Zootaxa, v. 4550, n. 1, p. 141-145, JAN 23 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.