Busca avançada
Ano de início
Entree

(MMMonKey_Pro) mapeamento, modelagem e monitoramento de processos controladores de habitats coralíferos em canyons submarinos

Processo: 17/19649-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 28 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 27 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Geológica
Pesquisador responsável:Luis Americo Conti
Beneficiário:Luis Americo Conti
Anfitrião: Prof. Andy Wheeler
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Local de pesquisa : University College Cork (UCC), Irlanda  
Assunto(s):Geofísica

Resumo

Cânions submarinos são ambientes dinâmicos que sustentam diversas comunidades biológicas e atividades econômicas como pesca e exploração de recursos não vivos. Trabalhos recentes apontam que o Canyon 'Porcupine Bank' - BPC, (margem continental da Irlanda), pode ser considerado um laboratório natural por ser geograficamente isolado e possuir extensos habitats estruturados de bioformações coralíferas de águas profundas com grande diversidade e biomassa associada. Este projeto se propõe a estabelecer um programa de visita de pesquisador ao exterior com o objetivo de estabelecimento de colaboração e parceria para utilização de tecnologias de ponta na aquisição e análise de dados submarinos visando a exploração, caracterização e monitoramento de habitats do PBC relacionando-os com a dinâmica ambiental, oceânica e climática regional. O projeto empregará técnicas de mapeamento por batimetria multi-feixe baseada em ROVs e novas abordagens fotogramétricas 3D para análise espacial de habitats submarinos a partir da integração de informações óticas e acústicas. Análises de correlação de distribuição de habitats com processos hidrodinâmicos e sedimentares da região do cânion também serão realizadas a partir de testemunhos e modelos espaciais preditivos, buscando a delimitação de sub-habitats tanto no espaço quanto no tempo, criando subsídios para elaboração de modelos de sensibilidade e vulnerabilidade a mudanças ambientais, dando base a programas de planejamento espacial marinho (MSP) para ambientes de aguas profundas voltados a atividades de pesca e exploração de hidrocarbonetos, além de fornecer uma base metodológica de monitoramento e avaliação de impactos ambientais associados a variações climáticas. Este projeto busca a utilização das mais modernas técnicas de mapeamento e modelagem espacial submarina e pretende desenvolver um marco no que se refere à ciência e ao estabelecimento de programas de colaboração através de parcerias nacionais e internacionais tanto com instituições acadêmicas quanto na indústria.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Cânion submarino pode revelar papel de corais na captura de carbono da atmosfera 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CONTI, LUIS A.; LIM, AARON; WHEELER, ANDREW J. High resolution mapping of a cold water coral mound. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, JAN 31 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.