Busca avançada
Ano de início
Entree

A dinâmica de inovação na indústria biofarmacêutica: novas teorias sobre mudança tecnológica no desenvolvimento de anticorpos monoclonais

Processo: 17/18500-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Hillegonda Maria Dutilh Novaes
Beneficiário:Renan Gonçalves Leonel da Silva
Supervisor: Melissa Schilling
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: New York University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/24133-5 - A Política Científica, Tecnológica e de Inovação em Saúde no Brasil: o papel do arcabouço político-institucional no desenvolvimento da pesquisa em Anticorpos Monoclonais., BP.PD
Assunto(s):Anticorpos monoclonais   Indústria farmacêutica   Inovações tecnológicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anticorpos monoclonais | Ciência | Indústria Biofarmacêutica | Inovação Tecnológica em Saúde | Medicamentos biológicos | Sistema de inovação em saúde | Tecnologia e Inovação | Política Científica, Tecnológica e de Inovação

Resumo

O objetivo desse estágio de pesquisa no exterior é atualizar do arcabouço teórico e metodológico dedicado ao estudo da dinâmica inovação no âmbito da indústria biofarmacêutica. Propõe-se uma vasta pesquisa documental voltada para a análise de novas teorias, conceitos, métodos e outros instrumentos de mensuração da atividade de inovação em saúde nos países industrializados. Dentre as ferramentas a serem investigadas, estão aquelas relacionadas aos conceitos de "Strategic Technological Alliances" (STAs), "networks"; "technological schocks" e "technological collaboration". Elas ajudam a compreender as recentes mudanças institucionais adotadas pelos conglomerados empresariais farmacêuticos multinacionais, no sentido de incorporar novas competências tecnológicas, produtivas e de mercado para os chamados Anticorpos Monoclonais (mAbs). O entendimento dessas ferramentas é fundamental para a atualização do projeto de pesquisa principal no Brasil (Proc. FAPESP n. 24133-5), em que se investiga como a nova indústria biofarmacêutica tem demandado uma reconfiguração institucional dos sistemas nacionais de inovação para garantir maior dinamismo ao setor biofarmacêutico. O estágio é desenvolvido na New York University, Stern School of Business, sob a supervisão da Profa. Dra. Melissa A. Schilling. Com isso, busca-se adquirir capacidade de análise crítica sobre a dinâmica de inovação da indústria biofarmacêutica em um centro de excelência no exterior, de maneira a viabilizar a nucleação de competência acadêmica sobre o tema em instituição de pesquisa no estado de São Paulo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, RENAN G. L.; FISCHER, BRUNO B.; SCHAEFFER, PAOLA R.; NOVAES, HILLEGONDA M. D.. The industry of therapeutic monoclonal antibodies in Brazil: Public policies as instruments of technology upgrading. SCIENCE AND PUBLIC POLICY, v. 50, n. 1, p. 17-pg., . (17/18500-0, 15/24133-5)
MARIA CONCEIÇÃO DA COSTA; RENAN GONÇALVES LEONEL DA SILVA. A dinâmica do conhecimento biomédico e em saúde: uma interpretação sociológica. Sociologias, v. 21, n. 50, p. 18-47, . (17/18500-0, 16/20638-8, 15/24133-5)
AU, LARRY; DA SILVA, RENAN GONCALVES LEONEL. Globalizing the Scientific Bandwagon: Trajectories of Precision Medicine in China and Brazil. SCIENCE TECHNOLOGY & HUMAN VALUES, v. 46, n. 1, . (17/18500-0, 15/24133-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.