Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos para a turbulência e transporte no Texas Helimak

Processo: 17/23128-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física dos Fluídos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas
Pesquisador responsável:Iberê Luiz Caldas
Beneficiário:Felipe Augusto Cardoso Pereira
Supervisor no Exterior: Dr. Igor Michailovitsch Sokolov
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Humboldt University, Alemanha  
Vinculado à bolsa:14/07043-0 - Análise da turbulência e da propagação de estruturas em plasmas, BP.PD
Assunto(s):Turbulência   Tokamaks   Transporte de partículas

Resumo

O desenvolvimento de um reator de fusão nuclear envolve confinar eficientemente plasma em tokamaks. Porém, o transporte de partículas devido a turbulência na borda limita o confinamento. Logo, a investigação sobre a natureza dessa turbulência é necessária para uma melhora no confinamento do plasma. Neste projeto de pós-doutorado, estamos estudando a turbulência no Texas Helimak (University of Texas at Austin), pois o plasma nesta máquina é similar à borda e região externa de tokamaks e conta com um grande número de sondas de Langmuir para medir as flutuações do plasma. Uma grande quantidade de dados foi coletada em várias configurações da máquina e estudamos como a imposição de um potencial eletrostático muda as propriedades da turbulência, especialmente no regime em que a turbulência intermitente é aumentada. Nesta Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), planejamos desenvolver e aplicar métodos de análise estatística e modelos para melhorar a compreensão da turbulência e transporte de partículas durante minha estadia na Humboldt-Universität zu Berlin. Os trabalhos serão supervisionados pelo Prof. Igor Sokolov, um especialista de renome internacional em difusão anômala e dispersão turbulenta. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, F. A. C.; SOKOLOV, I. M.; TOUFEN, D. L.; GUIMARAES-FILHO, Z. O.; CALDAS, I. L.; GENTLE, K. W. Statistical properties of intermittent bursts in the Texas Helimak. Physics of Plasmas, v. 26, n. 5 MAY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.