Busca avançada
Ano de início
Entree

Comunicação química em lagartos da família Teiidae: química e comportamento

Processo: 17/19640-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 29 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 28 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Miguel Trefaut Urbano Rodrigues
Beneficiário:Carolina Nisa Ramiro
Supervisor no Exterior: Jose Martin
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Museo Nacional de Ciencias Naturales (MNCN), Espanha  
Vinculado à bolsa:15/12841-5 - Caracterização química de secreções epidérmicas, cloacais e de glândulas pré-anais e femorais das espécies brasileiras de lagartos da família Teiidae (Squamata), BP.DR
Assunto(s):Feromônios

Resumo

A sinalização química é a mais amplamente distribuída e primitiva forma de comunicação e reconhece-se que desempenha um papel essencial em vários comportamentos sociais de Squamata (lagartos e cobras). Os dados sobre comunicação química em Squamata são basicamente de dois tipos: caracterização química das secreções e respostas comportamentais aos estímulos químicos. As glândulas femorais e pré-anais são a principal fonte de feromônios em lagartos e a composição química destas secreções já foi estudada para algumas espécies de poucas famílias e sabe-se que é composta por proteínas e lipídios. Dados sobre comunicação química para lagartos brasileiros são raros. Até onde se sabe, os únicos dados de um lagarto que ocorre no Brasil são os de Salvator merianae. A diversidade taxonômica, a ocorrência em todos os domínios morfoclimáticos brasileiros e a disponibilidade de uma filogenia recente tornam os lagartos da família Teiidae ideais para o início do estudo da comunicação química em lagartos brasileiros. O objetivo principal deste projeto é analisar amostras químicas de Teiidae e aprender a realizar experimentos comportamentais com o pesquisador Dr. Jose Martín.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMIRO, CAROLINA NISA; RODRIGUEZ-RUIZ, GONZALO; LOPEZ, PILAR; DA SILVA JUNIOR, PEDRO ISMAEL; RODRIGUES, MIGUEL TREFAUT; MARTIN, JOSE. Chemosensory discrimination of male age by female Psammodromus algirus lizards based on femoral secretions and feces. Ethology, v. 125, n. 11 AUG 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.