Busca avançada
Ano de início
Entree

Lasers biestáveis: uma análise de escala

Processo: 16/18975-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:Edson Denis Leonel
Beneficiário:Vinicius Barros da Silva
Supervisor no Exterior: Giovanni Giacomelli
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Local de pesquisa : Istituto dei Sistemi Complessi (ISC), Itália  
Vinculado à bolsa:15/23142-0 - Bifurcação de Hopf: uma análise de escala, BP.IC
Assunto(s):Leis de escala   Caos (sistemas dinâmicos)   Transição de fase

Resumo

Transições de fase podem ser descritas a partir de leis de escala. Em física estatística, transições de fase encontram-se relacionadas às mudanças na estrutura espacial de um sistema dinâmico, particularmente devido à variação de parâmetros de controle. Por outro lado em sistemas dinâmicos, as transições de fase estão vinculadas às modificações na estrutura do espaço de fases do sistema, também devido às mudanças nos parâmetros de controle. De fato, próximo à uma transição de fase, o sistema dinâmico possui observáveis que são descritos por uma função de escala e expoentes críticos caracterizam a dinâmica próximo à transição. Neste projeto, estamos interessados em uma bifurcação que se caracteriza por ligar o equilíbrio a um movimento periódico com oscilações regulares, isto é, a bifurcação de Hopf supercrítica. Com base nas propriedades de escala que caracterizam esta bifurcação, nosso objetivo consiste de obter uma verificação experimental dos observáveis discutidos acima considerando para isto um arranjo experimental descrito por um sistema de controle biestável em que este tipo particular de bifurcação se faz presente. A verificação experimental destas propriedades de escala, assim como dos expoentes críticos que caracterizam a dinâmica no ponto e nas vizinhanças em que ocorre o caso supercrítico da bifurcação de Hopf, permitirá com que apreendemos algo novo sobre a dinâmica de sistemas elétricos e experimentais cujas equações que os descrevem não são totalmente conhecidas. Deste modo, um físico experimental estudando um determinado sistema dinâmico que exibe, por exemplo, um ciclo limite poderá adotar ou descartar possíveis modelos, dependendo do conhecimento destas propriedades de escala. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, VINICIUS BARROS. Statistical scaling laws for chemical oscillators. PHYSICA A-STATISTICAL MECHANICS AND ITS APPLICATIONS, v. 509, p. 66-73, NOV 1 2018. Citações Web of Science: 0.
DA SILVA, VINICIUS BARROS. Statistical Scaling Laws for Competing Biological Species. COMPLEX SYSTEMS, v. 27, n. 4, p. 355-367, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.