Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção e diversidade molecular de Giardia duodenalis em animais domésticos e seres humanos na região de Botucatu, SP

Processo: 17/14776-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt
Beneficiário:Lívia Fagundes Moraes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Giardíase   Cães

Resumo

A Giardia, parasita intestinal de reprodução assexuada, é um importante agente etiológico de diarreia em animais e seres humanos, transmitido por via orofecal. Apesar da doença causada por esse agente, a giardíase, ser endêmica no mundo e representar um importante problema de saúde pública, pouco se conhece sobre o papel efetivo dos animais na sua epidemiologia, apesar do desenvolvimento de técnicas moleculares que permitiu consideráveis progressos na identificação e classificação dos microorganimos. A Giardia duodenalis, ainda considerada a única espécie responsável pela infecção de seres humanos, possui considerável diversidade genética, sendo constituída por um complexo multi-espécie com oito variantes (assemblages A-H). As assemblages zoonóticas A e B também podem causar doença em cães e gatos. Houve um aumento na detecção da assemblage A (principalmente a subclasse AI) em bovinos, indicando que esta assemblage está mais difundida entre a população bovina que supunha-se inicialmente. A Giardia foi o enteroparasita de maior frequência em crianças de 0 a 6 anos nas creches municipais e o de maior prevalência na faixa etária de 0 a 4 anos no município de Botucatu -SP. Frente a esse cenário e como uma ação do "One Health", o objetivo do presente estudo é detectar e investigar a diversidade molecular de G. duodenalis (avaliando os loci SSU-rRNA (sub-unidade ribossomal do RNA), gdh (glutamato desidrogenase) e bg (²-giardin)) em animais domésticos e em seres humanos da região do município de Botucatu, SP, para melhor compreensão da epidemiologia desta enfermidade parasitária e avaliar o papel dos animais de companhia e de produção como potenciais reservatórios da doença humana.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORAES, LIVIA FAGUNDES; KOZLOWSKI NETO, VITOLDO ANTONIO; DE OLIVEIRA, RAPHAELA MOREIRA; PROVIDELO, GILSON AVELINO; BABBONI, SELENE DANIELA; PINHEIRO FERREIRA, JOAO CARLOS; DOS SANTOS SCHMIDT, ELIZABETH MOREIRA. Retrospective and Comparative Study of Giardia sp. Prevalence in Dogs, Cats, and Small Ruminants in Endemic Areas in Different Brazilian States. Acta Scientiae Veterinariae, v. 47, MAY 7 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.