Busca avançada
Ano de início
Entree

Foto-oxidação lipídica mediada pelo xantênico eosina Y em sistemas modelos baseados em filmes de Langmuir

Processo: 17/13404-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Pedro Henrique Benites Aoki
Beneficiário:Lucas Sant Anna Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/08077-6 - Foto oxidação de monocamadas de Langmuir mediada pelo fotossensibilizador hipericina, BE.EP.IC
Assunto(s):Oxidação lipídica   Monocamadas de Langmuir   Fármacos fotossensibilizantes   Terapia fotodinâmica

Resumo

A incorporação em membranas celulares é a chave na ação de fotossensibilizadores em tratamentos de fotomedicina, sendo a hidroperoxidação uma proeminente via para oxidação lipídica. Neste projeto usaremos monocamadas de Langmuir de 1,2-dioleoil-sn-glicero-3-fosfocolina (DOPC), 1-palmitoil-2-oleoil-sn-glicero-3-fosfocolina (POPC) e 1,2-dipalmitoil-sn-glicero-3-fosfocolina (DPPC) como modelos de membrana celular para investigar a adsorção do fotossensibilizador eosina Y e os efeitos da oxidação lipídica fotoinduzida. A Eosina Y é um derivado da família dos xantênicos e apresenta elevado rendimento quântico na produção de espécies reativas de oxigênio. As monocamadas Langmuir serão fabricadas em subfases de água ultrapura e em diferentes concentrações de eosina (mmol/L - µmol/L), caracterizadas por medidas de pressão de superfícies (mN/m) vs. área molecular média (isotermas À-A). A eosina incorporada à membrana será então foto-ativada para verificar os efeitos da oxidação lipídica sobre as propriedades físicas e químicas da membrana, que incluem o aumento da área molecular média ocupada pelos lipídios e a clivagem das cadeias carbônicas. Este projeto de IC é concebido dentro da linha de pesquisa do projeto Fapesp de Auxílio Regular 2016/13280-0 em desenvolvimento junto ao Departamento de Biotecnologia da FCL/UNESP (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, LUCAS S. A.; CAMACHO, SABRINA A.; MALFATTI-GASPERINI, ANTONIO A.; JOCHELAVICIUS, KAREN; NOBRE, THATYANE M.; OLIVEIRA, JR., OSVALDO N.; AOKI, PEDRO H. B. Evidence of photoinduced lipid hydroperoxidation in Langmuir monolayers containing Eosin Y. COLLOIDS AND SURFACES B-BIOINTERFACES, v. 171, p. 682-689, NOV 1 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.