Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades ópticas e resistência à fratura de zircônias monolíticas e dissilicato de lítio com diferentes espessuras

Processo: 17/16927-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Gelson Luis Adabo
Beneficiário:Nicole Grigolatto Olenscki
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Porcelana dentária   Zircônio   Resistência dos materiais   Resistência à fratura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cerâmica | Resistência de Materiais | Zircônio | Zircônia monolítica

Resumo

O lascamento da porcelana de cobertura é um problema de relativa frequência em cerâmicas à base de zircônia policristalina. Para eliminar a aplicação de porcelanas, zircônias com maior translucidez têm sido lançadas no mercado, que como o dissilicato de lítio, são indicadas para o uso monolítico. No entanto, o comportamento mecânico desses materiais em espessura mínima ainda é incerto, assim como a influência da espessura e da cor do substrato na cor final destas restaurações. Os objetivos deste estudo são: (1) avaliar o efeito de diferentes espessuras de duas zircônias "translúcidas" (Prettau e Prettau Anterior) e um dissilicato de lítio (IPS e.max CAD) através de ensaio estático de resistência à fratura; e (2) avaliar o efeito de substratos de variadas cores e espécimes de diferentes espessuras na alteração de cor (”E). Discos com 12 mm de diâmetro e com espessuras de 0,5 mm, 1 mm e 1,5 mm serão cimentados com cimento autoadesivo RelyX Ultimate em discos de resina epóxi (12 mm de diâmetro e 3 mm de espessura). O ensaio de resistência à fratura (n=30) será conduzido em máquina de ensaios MTS 810, com indentador esférico de tungstênio de 4 mm de diâmetro, posicionado no centro do espécime e as fraturas serão avaliadas. Análises de Weibull serão realizadas para a obtenção da confiabilidade estrutural e das probabilidades de sobrevida. A avaliação da diferença de cor (”E) será realizada por espectrofotometria para obtenção dos parâmetros de cor CIELAB (n=10). Os materiais, nas diferentes espessuras, serão combinados com substratos de resina composta nas cores A1, A3 e C4. A alteração de cor (”E) será calculada comparando-se cada cor de substrato de resina composta nas três cores selecionadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LONGHINI, D.; ROCHA, C. O. M.; DE OLIVEIRA, L. T.; OLENSCKI, N. G.; BONFANTE, E. A.; ADABO, G. L.. Mechanical Behavior of Ceramic Monolithic Systems With Different Thicknesses. Operative Dentistry, v. 44, n. 5, p. E244-E253, . (16/09640-0, 17/16927-7, 17/08411-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.