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Ações e concepções sobre a experiência estética na educação escolar

Processo: 17/19528-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Cláudia Aparecida Valderramas Gomes
Beneficiário:Heloisa Carli
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar   Artes   Construção do conhecimento   Formação do indivíduo   Ensino e aprendizagem

Resumo

Considerando, a partir de Vigotski (1999), a arte como instrumento proveniente da ação humana intencional, objetivado ao longo do desenvolvimento do gênero humano, que possibilita ao sujeito conhecer e transformar sua realidade social, além de articular complexas funções psicológicas humanas, como abstração, criatividade, percepção, emoção, é importante pensarmos qual a sua importância nos processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento dos indivíduos. Além disso, necessitamos observar de que maneira a escola tem feito uso destes conteúdos para resgatar aspectos importantes que marcam a história da humanidade, tendo em vista potencializar uma formação humana crítica dos estudantes, a qual compreende o desenvolvimento cognitivo-afetivo destes. Deste modo, com o aporte da Psicologia Histórico-Cultural, esta pesquisa tem por objetivo apreender o papel da arte na formação humana e, por meio de revisão bibliográfica, explicar como se dá a relação entre arte e educação escolar, tendo em vista explicitar como a escola se utiliza das produções artísticas universais e as introduz no processo de construção de conhecimento e formação de seus alunos. (AU)