Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de sensor eletroquímico para monitoramento de peróxido de hidrogênio em meio celular durante processos de stress oxidativo induzido

Processo: 17/21585-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Mauro Bertotti
Beneficiário:Eduardo José de Carvalho Junior
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Peróxido de hidrogênio   Estresse oxidativo   Eletroquímica   Sensores   Sensores eletroquímicos   Eletroanalítica

Resumo

Pretende-se monitorar a concentração de peróxido de hidrogênio liberado por células do tipo queratinócitos, de linhagem HaCaT, durante processos de stress oxidativo induzidos por 1,9-dimetil azul de metileno 10 nM, DMMB, utilizando-se radiação com comprimento de onda de 631 nm. O monitoramento amperométrico de peróxido de hidrogênio em meio de cultura celular será realizado com um microssensor desenvolvido especificamente para essa finalidade, o qual vai consistir em microeletrodo de ouro cuja superfície será ativada pela formação de estruturas nanoporosas. Devido à complexidade da matriz, denominada "Dulbecoo's Modified Eagle Medium", DMEM, estudos preliminares serão realizados com o intuito de avaliar a seletividade das determinações analíticas de peróxido de hidrogênio. Os experimentos serão realizados à temperatura ambiente e a 37ºC. O projeto será realizado em colaboração com a equipe do Prof Dr. Maurício da S. Baptista, do Departamento de Bioquímica, deste mesmo Instituto de Química, responsável pela manutenção e incubação das culturas celulares com DMMB e pelos experimentos de irradiação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SUKERI, ANANDHAKUMAR; DE CARVALHO JUNIOR, EDUARDO JOSE; BERTOTTI, MAURO. A novel approach for one-step fabrication of platinum-nanoporous gold film via oxygen bubble template with enhanced electrochemical activity. Electrochemistry Communications, v. 100, p. 96-99, MAR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.