Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores de transcrição da família Fur e a resposta a ferro e zinco em Chromobacterium violaceum

Processo: 17/03342-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:José Freire da Silva Neto
Beneficiário:Renato Elias Rodrigues de Souza Santos
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/20435-9 - Fatores de transcrição de Chromobacterium violaceum: integrando vias de sinalização, regulons e patogenicidade, AP.JP
Assunto(s):Regulação da expressão gênica   Fatores de transcrição   Chromobacterium violaceum

Resumo

Os metais de transição ferro e zinco são micronutrientes essenciais a todas as formas de vida. Tanto no ambiente quanto no hospedeiro estes metais são pouco disponíveis para as bactérias, mas paradoxalmente são tóxicos quando em excesso. A carência de ferro e zinco imposta pelo hospedeiro é um sinal para regulação de genes de virulência, via fatores de transcrição da família Fur, em vários patógenos bacterianos. Neste trabalho, pretendemos caracterizar a resposta à limitação de ferro e de zinco e o papel dos fatores de transcrição Fur e Zur na bactéria Chromobacterium violaceum, um patógeno oportunista ocasional de humanos geralmente encontrado no solo e na água. Devido ao difícil diagnóstico e ao tratamento muitas vezes equivocado, as infecções por C. violaceum apresentam alta taxa de mortalidade. O sequenciamento do genoma desta bactéria indicou seu potencial de adaptação à ambientes variados, mas ainda são poucos os estudos funcionais. Para definir o papel de Fur e Zur na fisiologia e na virulência de C. violaceum serão obtidas linhagens mutantes e estas linhagens serão caracterizadas in vitro em meio de cultura e in vivo em modelo de infecção em camundongos. A identificação dos regulons Fur e Zur e dos estimulons de ferro ou zinco será realizada por RNA-Seq, com subsequente validação dos perfis de expressão e dos sítios de ligação ao DNA. Genes de cada regulon que codifiquem potenciais fatores de virulência serão selecionados para posterior caracterização. Desta forma, os resultados obtidos neste trabalho deverão contribuir para entender como C. violaceum enfrenta a imunidade nutricional imposta pelo hospedeiro utilizando seus sistemas regulatórios de resposta aos metais ferro e zinco.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATISTA, BIANCA BONTEMPI; RODRIGUES DE SOUZA SANTOS, RENATO ELIAS; RICCI-AZEVEDO, RAFAEL; SILVA NETO, JOSE FREIRE. Production and Uptake of Distinct Endogenous Catecholate-Type Siderophores Are Required for Iron Acquisition and Virulence in Chromobacterium violaceum. Infection and Immunity, v. 87, n. 12 DEC 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.