Busca avançada
Ano de início
Entree

Incorporação de glicolipídeos à nanocarreadores poliméricos coloidais como alternativa para imunoterapia baseada em linfócitos iNKT

Processo: 17/12799-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Alexandre de Castro Keller
Beneficiário:Michelangelo Bauwelz Gonzatti
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imunoterapia   Melanoma

Resumo

Resumo Os linfócitos T invariantes Natural Killer (iNKT) são células do sistema imunológico que reconhecem antígenos lipídicos associados à moléculas CD1d. A Alpha-GalactosilCeramida (a-GalCer) é seu o agonista mais estudado, sendo sua principal característica a capacidade de induzir rapidamente a secreção de uma série de citocinas. Sua habilidade de potencializar a resposta imune já foi demonstrada em diferentes estudos clínicos e experimentais, sendo seu uso autorizado em protocolos clínicos para o tratamento de certos tumores. A maior barreira para o uso de ±-GalCer como terapia tumoral efetiva é o fato de que após ativação as células iNKT entram em um estado de anergia tornando-se incapazes de responder a ativações subsequentes. Nesse sentido, existem evidências de que a incorporação de ±-GalCer à partículas poliméricas evita este estado de anergia, sugerindo uma possível alternativa para seu uso terapêutico. Nesse projeto, pretendemos determinar se nanocarreadores poliméricos coloidais (NPC) desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisa Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), são capazes de complexar a a-GalCer, ou seus análogos, preservando sua atividade imunogênica sobre os linfócitos iNKT. Além do potencial antitumoral dessas combinações, será avaliada a inibição da anergia aos agonistas e a possibilidade de aplicação tópica, de forma não invasiva pela pele, no sítio de implantação primário de tumores como, por exemplo, o melanoma.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONZATTI, MICHELANGELO BAUWELZ; PERRUD SOUSA, MARIA EDUARDA; TUNISSI, ARIANE SIMOES; MORTARA, RENATO ARRUDA; DE OLIVEIRA, ADRIANO MARIM; PEREIRA CERIZE, NATALIA NETO; KELLER, ALEXANDRE DE CASTRO. Nano spray dryer for vectorizing alpha-galactosylceramide in polymeric nanoparticles: A single step process to enhance invariant Natural Killer T lymphocyte responses. International Journal of Pharmaceutics, v. 565, p. 123-132, JUN 30 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.