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Módulos educacionais e chatterbots para apoiar abordagens de Flipped Classroom no ensino de teste de software

Processo: 17/10941-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Simone Do Rocio Senger de Souza
Beneficiário:Leo Natan Paschoal
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Assunto(s):Teste e avaliação de software

Resumo

No contexto educacional, discute-se sobre o uso de software para estimular e facilitar o pensamento crítico do estudante e a aquisição de habilidades e construção do conhecimento, desmistificando a ideologia de que o estudante deve ser um agente passivo em seu aprendizado.. Para tanto, abordagens como flipped classroom surgem como alternativa para descentralizar o papel de educador do professor, centralizando a aprendizagem no estudante. Concomitantemente, ensinar Teste de Software está se tornando bastante desafiador, pois, apesar da sua importância comprovada para a qualidade do software, a atividade de Teste de Software é vista por muitos estudantes como pouco motivadora. Algumas alternativas para sofisticar o ensino de Teste de Software recebem destaque, em particular, módulos educacionais e jogos. Todavia, algumas pesquisas consideram a aplicação de ferramentas como complemento para o modelo tradicional de ensino. Nesse contexto, esta pesquisa se insere tendo a finalidade de apoiar a aplicação de uma metodologia diferenciada no ensino de Teste de Software, em especial flipped classroom. O objetivo é oferecer módulos educacionais estruturados para contemplar flipped classroom. Em especial, chatterbots serão acoplados a esses módulos para atuar como orientadores virtuais do estudo feito pelo estudante. Para validação da abordagem, pretende-se aplicar um estudo experimental com estudantes da disciplina de Teste de Software, obtendo-se assim, evidências empíricas sobre a aplicabilidade prática da proposta.

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