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Educação escolar: práticas pedagógicas para o ensino das atividades circenses

Processo: 17/19611-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 27 de março de 2018
Vigência (Término): 03 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Marco Antonio Coelho Bortoleto
Beneficiário:Marco Antonio Coelho Bortoleto
Anfitrião: Dean Kriellaars
Instituição-sede: Faculdade de Educação Física (FEF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Manitoba, Canadá  
Assunto(s):Pedagogia   Circo   Artes circenses   Métodos de ensino

Resumo

O ensino das atividades circenses no âmbito escolar - particularmente no ensino fundamental, revelou-se uma das principais inovações nas últimas três décadas no cenário internacional, tendência acompanhada no Brasil como revelam estudos recentes. O interesse de profissionais da área da educação (pedagogia, artes e educação Física) pelos conhecimentos próprios à arte do circo levou a um exponencial incremento da produção acadêmica, e, por conseguinte, a publicação de um amplo conjunto de estudos científicos, na sua maioria "relatos de experiência". A análise dessa produção revelou tratar-se, na sua maioria, de produções com frágil fundamentação teórica, escassa sistematização pedagógica e, por conseguinte, limitada contribuição para o campo. Durante mais de uma década estudamos experiências pedagógicas no Brasil, bem como em outros diversos países, dentre eles Argentina, Espanha, França e Austrália, análises que deram origem a diversas publicações em forma de artigos e livros principalmente, produção que situou o grupo CIRCUS-FEF-UNICAMP como uma referencia na área, inclusive para alguns programas estaduais e federais (Mais Educação; Segundo Tempo, por exemplo). Visando dar continuidade e profundidade a essa incipiente e promissora linha de pesquisa, propomos uma investigação cujo objetivo é analisar o ensino das atividades circenses em escolas canadenses, país referência nesse campo. Pretendemos, de modo mais específico, acompanhar e descrever sistematicamente as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores do referido país, de modo que possamos discutir e compartilhar junto às experiências produzidas no Brasil. A escolha pelas escolas canadenses deve-se a que as mesmas fazem parte de um projeto pioneiro de pesquisa realizado por um conjunto de universidades canadenses desde 2012, denominado "Introduction of Circus Arts and its Impact on Physical Literacy, Creativity and Resilience" e coordenado pelo supervisor indicado anteriormente Prof. Dean Kriellaars, e cuja fase final está prevista para o primeiro semestre de 2018, período que pretendemos acompanhar as atividades de pesquisa e suas avaliações. (AU)

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