Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação toxicológica de nanomateriais em espécies de invertebrados do solo

Processo: 17/18867-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Marcelo Bispo de Jesus
Beneficiário:Monique Culturato Padilha Mendonça
Supervisor no Exterior: Monica Joao de Barros Amorim
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade de Aveiro (UA), Portugal  
Vinculado à bolsa:16/03765-6 - Determinação in vitro e in vivo do perfil toxicológico de formulações utilizando nanotecnologia, BP.PD
Assunto(s):Nanotoxicologia

Resumo

Ao longo da última década, os nanomateriais (NMs) trouxeram um desenvolvimento revolucionário em muitos setores da nossa vida incluindo eletrônicos, tintas, têxteis, alimentos, agricultura e produtos de cuidados com a saúde. No entanto, o crescimento exponencial do número de aplicações dos NMs resultou em incertezas quanto aos seus impactos ambientais. A avaliação do perigo ambiental para o ecossistema terrestre pode ser realizada usando um conjunto de testes padronizados pela OCDE e ISO. De acordo com o princípio dos 3Rs (Replacement, Reduction e Refinement), recomenda-se o uso de organismos inferiores no screening inicial visando substituir e/ou reduzir o uso de vertebrados. Espécies de invertebrados, como os Enquitraídeos (Oligochaeta), encontram-se em abundância no solo e desempenham um papel importante na decomposição da matéria orgânica e ciclagem de nutrientes sendo um dos principais invertebrados padrão utilizados em baterias de testes ecotoxicológicos de solo. Para entender como alguns dos NMs mais usados (NMs da família do carbono) podem impactar os invertebrados terrestres, estamos solicitando um período de cinco meses de estágio a ser desenvolvido em um laboratório com experiência nas espécies padrão Enchytraeus albidus e Enchytraeus crypticus. Estes animais têm um ciclo de vida curto, podem ser facilmente monitorados ao longo do tempo com baixos custos laboratoriais e são úteis para abordar diversos parâmetros ecotoxicológicos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDONCA, MONIQUE C. P.; RODRIGUES, NATALIA P.; SCOTT-FORDSMAND, JANECK J.; DE JESUS, MARCELO BISPO; AMORIM, MONICA J. B. The toxicity of silver nanomaterials (NM 300K) is reduced when combined with N-Acetylcysteine: Hazard assessment on Enchytraeus crypticus. Environmental Pollution, v. 256, JAN 2020. Citações Web of Science: 1.
MENDONCA, MONIQUE C. P.; RODRIGUES, NATALIA P.; DE JESUS, MARCELO B.; AMORIM, MONICA J. B. Graphene-Based Nanomaterials in Soil: Ecotoxicity Assessment Using Enchytraeus crypticus Reduced Full Life Cycle. NANOMATERIALS, v. 9, n. 6 JUN 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.