Busca avançada
Ano de início
Entree

The relationship between the meanings of Science, technology and the environment and attitudes Towards Science, technology and the environment: a cross-cultural study

Processo: 17/23699-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 19 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 18 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Marcelo Knobel
Beneficiário:Ananias Queiroga de Oliveira Filho
Supervisor no Exterior: Pablo Jensen
Instituição-sede: Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : École Normale Supérieure, Lyon (ENS), França  
Vinculado à bolsa:15/17716-4 - Estudos de percepção pública de Ciência e Tecnologia, BP.PD
Assunto(s):Tecnologia   Meio ambiente   Ciência   Atitudes

Resumo

Essa pesquisa faz parte de um projeto maior que visa contribuir para construção de indicadores e ampliar o conhecimento acerca de Percepção Pública de Ciência e Tecnologia (PPCT). Assim objetivo central deste estudo é realizar um estudo transcultural e fazer uma comparação entre os cientistas e a população em geral em relação ao significado de ciência, tecnologia e meio ambiente, com isso entender a importância do significado nas atitudes e práticas em relação à Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente nos contextos do Brasil e da França.Acredita-se que o entendimento dos significados socialmente constituídos podem fornecer uma base consistente para a elaboração de indicadores e subsídios para a instrumentação de políticas públicas (Pessoa & Pinheiro, 2010). Entender os significados coletivos dos conceitos é uma forma privilegiada de apreender como as pessoas se relacionam e guiam suas condutas frente a determinados temas (Sternberg, 2008). Para alcançar o objetivo proposto será utilizada a técnica da análise de Redes Semânticas Naturais (RSN).Estudo será dividido em três etapas descritas a seguir.Etapa 01: adaptar e procurar evidências de validade para o questionário de atitudes em relação à ciência e tecnologia.Etapa 02: fazer uma comparação entre os cientistas e a população em geral em relação ao significado de ciência, tecnologia e meio ambiente, assim entender a importância do significado nas atitudes e práticas em relação à ciência, tecnologia e meio ambiente.Etapa 03: Comparação entre os resultados obtidos no Brasil e na França.

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.