Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de uma abordagem baseada em fluorescência para o isolamento high-throughput de haplóides recombinantes de Kluyveromyces marxianus

Processo: 17/24957-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 16 de abril de 2018
Vigência (Término): 15 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Beneficiário:Monique Furlan
Supervisor no Exterior: Jamie Cate
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of California, Berkeley (UC Berkeley), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:16/12852-0 - Implementação de um método de dissecção de tétrades de Saccharomyces Cerevisiae baseado em citometria de fluxo, BP.IC
Assunto(s):Kluyveromyces marxianus   Termotolerância   Citometria de fluxo

Resumo

desenvolvimento de cepas comerciais aplicadas à produção de produtos químicos derivados de matérias-primas renováveis, em particular biocombustíveis. Neste contexto, a evolução laboratorial baseada na hibridização sexual é considerada uma abordagem complementar poderosa à engenharia metabólica. No entanto, a compreensão de mecanismos genéticos relacionados à robustez ou a combinação de características industriais relevantes por cruzamentos requer a coleta e análise de um grande número de segregantes. Em Kluyveromyces marxianus, a obtenção de haplóides normalmente é feita manualmente pela dissecção manual de tétrades, um procedimento extremamente laborioso, dependendo do número de haplóides necessários. Neste contexto, a implementação de técnicas de dissecção de tétrades high-throughput tem um grande impacto na redução do tempo necessário para estudar ou desenvolver novas cepas. Por esta razão, pretendemos implementar um método de análise e isolamento de tétrades baseado em citometria de fluxo e aplicá-lo no estudo de genes relacionados à termotolerância, característica amplamente observada nesta espécie de levedura.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CERNAK, PAUL; ESTRELA, RAISSA; PODDAR, SNIGDHA; SKERKER, JEFFREY M.; CHENG, YA-FANG; CARLSON, ANNIKA K.; CHEN, BERLING; GLYNN, VICTORIA M.; FURLAN, MONIQUE; RYAN, OWEN W.; DONNELLY, MARIE K.; ARKIN, ADAM P.; TAYLOR, JOHN W.; CATE, JAMIE H. D. Engineering Kluyveromyces marxianus as a Robust Synthetic Biology Platform Host. MBIO, v. 9, n. 5 SEP-OCT 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.