Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas subterrâneos de espécies não arbóreas do Cerrado sensu stricto armazenam água e nutrientes?

Processo: 17/11256-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Davi Rodrigo Rossatto
Beneficiário:Bianca Helena Porfírio da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Ecofisiologia vegetal   Cerrado   Sazonalidade

Resumo

Formações savânicas de Cerrado são caracterizadas por uma elevada diversidade de plantas de diversas formas de crescimento em seu estrato herbáceo-arbustivo. Estas espécies devem lidar com a ocorrência natural do fogo e da sazonalidade hídrica para persistirem no ambiente. A maior parte das espécies é perene, rebrotando logo após a passagem do fogo, ou na ausência deste, em período de época seca. Sabe-se que espécies do componente não arbóreo armazenam carboidratos em seus sistemas subterrâneos que permitem sua rebrota frente a essas variantes ambientais. Entretanto, há a necessidade de água para que os mesmos possam ser mobilizados no corpo da planta. Adicionalmente, nutrientes devem estar presentes, já que a parte aérea, especialmente as folhas, necessitam de quantidades significativas de macronutrientes, como nitrogênio, cálcio e fósforo. Esta proposta tem por objetivo demonstrar se sistemas subterrâneos de espécies não arbóreas são capazes de armazenar água e nutrientes. Adicionalmente pretende testar se existe uma relação entre as concentrações de nutrientes foliares e do sistema subterrâneo. As informações obtidas neste estudo irão trazer informações importantes a respeito de estratégias ecofisiológicas utilizadas por essas plantas no armazenamento de água e no uso de nutrientes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PORFIRIO DA SILVA, BIANCA HELENA; ROSSATTO, DAVI RODRIGO. Are underground organs able to store water and nutrients? A study case in non-arboreal species from the Brazilian Cerrado. THEORETICAL AND EXPERIMENTAL PLANT PHYSIOLOGY, v. 31, n. 3, p. 413-421, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.