Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de injúrias e estresse causados por Euschistus heros (Fabricius) (Hemiptera: Pentatomidae) em plantas de milho (Zea mays L.)

Processo: 17/12473-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Regiane Cristina de Oliveira
Beneficiário:Mirela Mayumi Nagaoka
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Entomologia agrícola   Produção agrícola   Milho   Controle de pragas   Inseticidas

Resumo

O milho é uma das culturas agrícolas de maior importância nacional, no entanto, a produtividade é afetada por diversos fatores, entre os quais, o ataque de inseto-praga é considerado o maior limitante a produção. Algumas alterações no cenário agrícola, como cultivos sucessivos sem pousio ("ponte verde"), aplicações de inseticidas sem critério técnico associados a polifagia de alguns insetos desencadeiam um desequilíbrio na entomofauna. A exemplo disso, o percevejo-marrom, Euschistus heros, que causa grandes injúrias à cultura da soja no período reprodutivo, tem ganhado relevância na fase inicial da cultura do milho. No entanto, poucos são os estudos que caracterizam as injúrias causadas pelo percevejo-marrom em plantas de milho tratadas e não tratadas com inseticidas via tratamento de sementes, visando estabelecer limites de infestação para indicar o momento correto de utilizar diferentes táticas de controle para este inseto-praga. Sendo assim, o estudo tem por objetivo caracterizar as injúrias e o estresse causado por E. heros em plantas de milho tratadas e não tratadas com inseticidas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)