- Auxílios pontuais (curta duração)
Processo: | 17/17677-4 |
Linha de fomento: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Vigência (Início): | 01 de janeiro de 2018 |
Vigência (Término): | 31 de dezembro de 2020 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea |
Pesquisador responsável: | Gabriel Ferreira Zacarias |
Beneficiário: | Marcos Pedro Magalhães Rosa |
Instituição-sede: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Artes plásticas Expressionismo abstrato Abstracionismo Bienais de arte Século XX Brasil |
Resumo A recepção brasileira do expressionismo abstrato, nas oito primeiras Bienais de São Paulo, testemunha a migração do eixo internacional da arte de Paris para Nova Iorque, e uma querela doméstica sobre como deveríamos narrar e construir uma tradição nacional da pintura. Dessa maneira, abordaremos essa recepção nas Bienais de 1951 a 1965, posicionando-a num jogo global, no qual França, Brasil e Estados Unidos da América estão se reinventando. Interessa-nos a forma como se construiu uma imagem de Brasil frente às noções de modernismo que os franceses e os norte-americanos empreendiam. A noção de centro e periferia será então enquadrada numa visão retrospectiva, numa narrativa do modernismo situada após o surgimento da "global art", capaz de abarcar a instabilidade do centro que, naquele momento, não estava dado, mas em construção e em disputa. (AU) | |