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Teste de mutação aplicado a ambientes de realidade virtual modelados com grafo de cena

Processo: 17/19492-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Márcio Eduardo Delamaro
Beneficiário:Stevão Alves de Andrade
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia de software   Realidade virtual   Mutação   Teoria dos grafos

Resumo

Aplicações que utilizam funcionalidades ou recursos de realidade virtual tornam-se cada vez mais populares. Em geral, o desenvolvimento dessas aplicações não inclui uma fase de testes sistematizada, que leve em conta as particularidades desse tipo de software, fazendo com que testes manuais e ad-hoc sejam realizados pelos desenvolvedores. A atividade de teste é uma atividade cara e suscetível a erros, o que impõe a utilização de técnicas que permitam diminuir os custos e aumentar a produtividade. Diversas técnicas de teste têm sido desenvolvidas e utilizadas, cada uma com suas próprias características, eficácia e custo. Neste projeto de doutorado é apresentada uma proposta de adaptação de critérios de teste de mutação ao contexto de sistemas de realidade virtual modelados em grafo de cena. Para isso, pretende-se definir uma taxonomia de defeitos especifica para o domínio de softwares desenvolvidos no contexto de realidade virtual. Tal taxonomia deve ser utilizada como base a fim de propor uma abordagem de testes baseada em defeitos utilizando como base a adaptação do critério teste de mutação. Para validação dos resultados espera-se construir uma ferramenta capaz de instanciar a abordagem proposta a fim de verificar a efetividade da mesma por meio de experimentos científicos. (AU)