Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos mecanismos de transporte celular de subunidades do complexo exossomo em Saccharomyces cerevisiae

Processo: 17/17777-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 02 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Carla Columbano de Oliveira
Beneficiário:Ellen Kazumi Okuda
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/06477-9 - Estudo funcional de componentes do exossomo e do spliceossomo de Saccharomyces cerevisiae e de seu papel no controle pós-transcricional de expressão gênica, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):18/19451-6 - Estudo dos mecanismos de transporte celular da subunidade Rrp44 do exossomo em Saccharomyces cerevisiae, BE.EP.MS
Assunto(s):Carioferinas

Resumo

O exossomo é um complexo multiproteico envolvido em processamento e degradação de vários tipos de RNA em eucariotos. Este complexo é encontrado tanto no núcleo quanto no citoplasma, sendo que apenas duas de suas subunidades são catalíticas: Rrp6, encontrada somente no núcleo, e Rrp44 encontrada em ambos os compartimentos celulares em Saccharomyces cerevisiae. A subunidade Rrp44 está associada à família de RNases II e possui domínios endonucleolítico e exonucleolítico, sendo essencial para a sobrevivência da célula. Devido à sua notável importância enzimática e a presença do exossomo em diferentes compartimentos celulares, foram iniciados no laboratório estudos das vias de importação nuclear de Rrp6, que resultaram na recente publicação de um artigo mostrando o envolvimento de três carioferinas no transporte de Rrp6. Apesar destes dados iniciais, pouco se conhece sobre o transporte das outras subunidades do exossomo para o núcleo. Para darmos continuidade àqueles estudos, foram identificados sinais de localização nuclear (nuclear localization signal - NLS) na sequência primária de Rrp44 e este projeto tem como objetivo principal a análise do transporte nuclear desta subunidade do exossomo, assim como de outras subunidades do complexo em S. cerevisiae.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OKUDA, ELLEN K.; GONZALES-ZUBIATE, FERNANDO A.; GADAL, OLIVIER; OLIVEIRA, CARLA C. Nucleolar localization of the yeast RNA exosome subunit Rrp44 hints at early pre-rRNA processing as its main function. Journal of Biological Chemistry, v. 295, n. 32, p. 11195-11213, AUG 7 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.