Busca avançada
Ano de início
Entree

Redução de artefatos para geração de imagem híbrida ultrassom/fotoacústica

Processo: 17/14482-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Engenharia Médica
Pesquisador responsável:Theo Zeferino Pavan
Beneficiário:Guilherme Santos Pilotto Fernandes
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/18854-6 - Imagens fotoacústicas e ultrassônicas para caracterização de tecidos viscoelásticos, AP.JP
Assunto(s):Fotoacústica   Ultrassom   Imageamento (bioengenharia)   Imagens de fantasmas

Resumo

A modalidade de imagem fotoacústica tem se mostrado uma técnica capaz de fornecer informações funcionais em níveis moleculares. Nesta técnica, pulsos de luz são absorvidos pelo tecido causando um aumento na temperatura e consequente expansão termoelástica. Isto faz com que seja emitida uma onda sonora que pode ser detectada por um transdutor de ultrassom convencional. O fato de se utilizar o mesmo transdutor para se obter imagens de ultrassonografia e fotoacústica sugere o desenvolvimento de um sistema de imageamento híbrido, capaz de adquirir e corregistrar imagens das duas técnicas, de forma a se obter informações anatômicas e funcionais da região de interesse. Assim, o presente projeto tem por objetivo a aquisição de imagens corregistradas de fotoacústica e ultrassom modo-B e, portanto, o desenvolvimento de um sistema de imageamento híbrido que contenha um transdutor convencional de ultrassom acoplado a fibras ópticas responsáveis por iluminar a região de interesse para a técnica fotoacústica. Propõe-se então a estudar os artefatos gerados na imagem fotoacústica, principalmente aqueles oriundos dos métodos de reconstrução da imagem e do chamado clutter. Para tal, serão realizadas simulações computacionais, experimentos em phantoms e em voluntários utilizando diferentes geometrias de aquisição de sinal, métodos de reconstrução e configurações de iluminação da região de interesse, buscando um melhor entendimento da origem dos artefatos e consequente otimização da qualidade de imagem obtida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ULIANA, JOAO H.; SAMPAIO, DIEGO R. T.; FERNANDES, GUILHERME S. P.; BRASSESCO, MARIA S.; NOGUEIRA-BARBOSA, MARCELLO H.; CARNEIRO, ANTONIO A. O.; PAVAN, THEO Z. Multiangle Long-Axis Lateral Illumination Photoacoustic Imaging Using Linear Array Transducer. SENSORS, v. 20, n. 14 JUL 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.