Busca avançada
Ano de início
Entree

Tenébrios (Tenebrio molitor) na alimentação de frangos de corte: energia metabolizável, digestibilidade de aminoácidos e desempenho

Processo: 17/19751-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:José Fernando Machado Menten
Beneficiário:Marcos Antonio Nascimento Filho
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Avicultura   Digestibilidade   Valor nutritivo   Insetos comestíveis   Frangos de corte   Tenebrio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Digestibilidade | Frangos de corte | Ingrediente alternativo | Insetos comestíveis | Tenebrio | Valor nutritivo | Avicultura

Resumo

O uso de insetos na alimentação é uma alternativa promissora para a indústria animal por aliar valor nutritivo, propriedades nutracêuticas e sistemas de criação eficientes e mais sustentáveis (menor necessidade de água e espaço e utilização de sub-produtos como substrato) com reduzido impacto ambiental. Aves têm naturalmente o hábito de ingerir insetos de diversos tipos ao longo de toda a sua vida e a entomofagia pode representar mais de 30% do todo o alimento ingerido. Mesmo assim, até o presente, informações sobre a digestibilidade dos nutrientes, os benefícios no desempenho produtivo e saúde de aves alimentadas com insetos são escassas e pouco exploradas. Dentre as mais de 2.000 espécies de insetos comestíveis, o tenébrio (Tenebrio molitor) ocupa posição de destaque pela ampla distribuição no Brasil e no mundo, boa conversão alimentar, facilidade de criação, baixa necessidade de proteína bruta no substrato (~ 20%) e bom crescimento e desenvolvimento sobre resíduos vegetais e animais diversos. Tenébrios também produzem quatro tipos de peptídeos antimicrobianos (tenecins 1, 2, 3 e 4) efetivos contra bactérias Gram-negativas e Gram-positivas e têm efeito modulador da resposta imune. Ao final de 4-5 meses de criação, o inseto termina com conteúdo proteico entre 47 e 60% na matéria seca. O presente projeto de pesquisa se propõe a investigar os efeitos do tenébrio (Tenebrio molitor), na forma de farinha, em rações para frangos de corte. O projeto prevê três diferentes abordagens do uso da farinha de tenébrio na alimentação de frangos: a) ensaio de preferência e consumo alimentar (experimento 1); b) valor nutritivo da farinha de insetos (experimento 2); e c) desempenho zootécnico das aves (experimento 3). O consumo e a preferência relativa entre tenébrio, milho e farelo de soja serão investigados a fim de nortear o nível de inclusão da farinha de tenébrio em dietas para as aves. Em seguida, serão determinados os valores de energia metabolizável e de aminoácidos digestíveis da farinha de tenébrio. Por fim, um experimento de desempenho de 1 a 35 dias será realizado para mensurar os efeitos da inclusão de diferentes níveis de farinha de tenébrio sobre a eficiência produtiva das aves. Todos os resultados irão fornecer bases científicas para iniciar discussões da viabilidade do uso de tenébrio em dietas para frangos de corte no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASCIMENTO FILHO, M. A.; PEREIRA, R. T.; OLIVEIRA, A. B. S.; SUCKEVERIS, D.; JUNIOR, A. M. BURIN; SOARES, C. A. P.; MENTEN, J. F. M.. Nutritional value of Tenebrio molitor larvae meal for broiler chickens: metabolizable energy and standardized ileal amino acid digestibility. JOURNAL OF APPLIED POULTRY RESEARCH, v. 30, n. 1, . (17/05423-8, 17/19751-7)
NASCIMENTO FILHO, MARCOS ANTONIO; PEREIRA, RAQUEL TATIANE; SANTOS DE OLIVEIRA, ANA BEATRIZ; SUCKEVERIS, DIANA; BURIN JUNIOR, ALVARO MARIO; MASTRANGELO, THIAGO DE ARAUJO; DA COSTA, DIEGO VICENTE; MACHADO MENTEN, JOSE FERNANDO. Cafeteria-Type Feeding of Chickens Indicates a Preference for Insect (Tenebrio molitor) Larvae Meal. ANIMALS, v. 10, n. 4, . (17/19751-7, 17/05423-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO FILHO, Marcos Antonio. Farinha de larva de inseto (Tenebrio molitor) na alimentação de frangos de corte: preferência alimentar, energia metabolizável e digestibilidade de aminoácidos. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.