Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um Programa Promoção da Saúde Baseado em Mindfulness para professores (MBHP-educa): avaliação das funções cognitivas e modificações epigenéticas.

Processo: 17/16155-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Medicina Preventiva
Pesquisador responsável:Marcelo Marcos Piva Demarzo
Beneficiário:Daniela Rodrigues de Oliveira
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/07274-5 - Base epigenética da neuroplasticidade no treino da meditação mindfulness., BE.EP.PD
Assunto(s):Epigênese genética   Cognição   Atenção plena   Professores   Saúde pública

Resumo

Nas últimas décadas, o mundo tem presenciado um aumento significativo na ocorrência de doenças ocupacionais relacionadas à síndrome de Burnout (síndrome de esgotamento profissional) e ao estresse em professores, que comprometem a saúde mental e a atividade docente. Dessa forma, o professor precisa desenvolver competências sócio-emocionais para lidar com os estressores psicossociais relacionados ao ambiente escolar. Atualmente, a terapia baseada em mindfulness (atenção plena) tem sido recomendada e auxilia o professor a obter autocontrole emocional, a melhorar a autoestima, a metacognição, a atenção, a resiliência, a afetividade e as relações intra-inter-sociais no contexto escolar. Alguns estudos apontam que a prática de mindfulness reduz alguns biomarcadores como, cortisol, proteína serina-treonina quinase 2 de interação com receptor (RIPK2), ciclooxiganase 2 (COX2), interleucina 6 (IL-6), fator de necrose tumoral alpha (TNF-±) e histona deacetilase (HDAC). Sabe-se que, esses marcadores estão relacionados com a inflamação e o estresse. A Organização Mundial da Saúde (OMS-2013) tem estimulado a aplicação de estratégias para a promoção da saúde mental ao redor do mundo, que têm como um dos focos a doença ocupacional. Esta pesquisa pretende elaborar um programa de Promoção da Saúde Baseado em Mindfulness para professores (MBHP-educa) ou Mindfulness-Based Health Promotion - educators (MBHP - educa). A eficácia do programa será avaliada por testes cognitivos. Amostras de sangue serão coletadas para a avaliação das moléculas previamente mencionadas relacionadas ao estresse. Esse programa visa ulteriormente à promoção e recuperação da atenção à saúde do professor na escola pública. A pesquisa contribuirá com a discussão das políticas públicas para a promoção da atenção à saúde destinadas ao professor do sistema público de educação no Brasil.