Busca avançada
Ano de início
Entree

Membranas multicamadas de polímeros naturais: análise da cinética de liberação de fármaco e modelagem matemática

Processo: 17/20274-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Mariana Agostini de Moraes
Beneficiário:Murilo Santos Pacheco
Instituição-sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Biopolímeros   Cinética   Sistemas de liberação de medicamentos   Liberação controlada de fármacos   Preparações farmacêuticas   Cicatrização   Ferimentos e lesões   Bandagens

Resumo

Atualmente, a preocupação com uma rápida cicatrização de feridas crônicas se tornou a razão de diversos estudos envolvendo o desenvolvimento de curativos de alto desempenho. A aplicação de curativos que promovam o efeito de fármacos diretamente no local da ferida se faz necessária, uma vez que possibilita a ação de anti-inflamatórios e/ou analgésicos de forma mais rápida e efetiva. Neste projeto, será estudada a incorporação de diclofenaco de sódio, anti-inflamatório que atuará como fármaco-modelo, em membranas multicamadas de polímeros naturais (constituídas de quitosana, alginato e fibroína de seda), além das propriedades das membranas e da modelagem matemática envolvida na cinética de liberação do fármaco. A partir disso, espera-se entender o fenômeno de transferência de massa e a cinética de liberação, bem como desenvolver membranas adequadas para o uso em curativos de alto desempenho com importante viés social e tecnológico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PACHECO, MURILO SANTOS; KANO, GUSTAVO EIJI; PAULO, LETICIA DE ALMEIDA; LOPES, PATRICIA SANTOS; DE MORAES, MARIANA AGOSTINI. Silk fibroin/chitosan/alginate multilayer membranes as a system for controlled drug release in wound healing. International Journal of Biological Macromolecules, v. 152, p. 803-811, JUN 1 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.