Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento, validação e confiabilidade de uma escala de sedação geral e facial em equinos

Processo: 17/16208-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Stelio Pacca Loureiro Luna
Beneficiário:Alice Rodrigues de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Anestesiologia veterinária   Agonistas de receptores adrenérgicos alfa 2   Analgésicos opioides   Equinos

Resumo

A sedação em equinos é alvo de estudos que avaliam os efeitos sedativos de fármacos em situações experimentais e clínicas. Há diferentes formas de estimativas que deflagram respostas dos animais já descritas, porém sem padronização e validação o que dificulta a reprodutibilidade e comparação dos resultados científicos. Para preencher esta lacuna, objetiva-se desenvolver uma escala de sedação geral e outra facial em equinos baseada em descrições anteriores e validá-las para aplicabilidade em pesquisas. Com vínculo ao projeto temático de processo número 2017/12815-0, neste trabalho serão utilizados 7 equinos saudáveis submetidos a diferentes protocolos de sedação com detomidina isolada ou associada à metadona e um grupo placebo, todos em infusão contínua por um período de 2 horas e avaliados por um período de 4 horas. Serão instaladas videocâmeras para análise das filmagens por um observador presencial e outros três encobertos. Serão feitas fotos da expressão facial do animal em cada momento, seguido da realização de estímulos por um segundo pesquisador, cuja resposta será avaliada pelo pesquisador principal. Avaliar-se-ão a validade e a confiabilidade inter e intra-observadores e teste-reteste; a análise de conteúdo por meio da importância de cada ítem em relação à escala como um todo; a consistência interna das variáveis; a validade do construto por análise multivariada; a validade do critério pela correlação de Spearman com o padrão-ouro (Escala Analógica Visual - EAV); a correlação item-total pela correlação de Spearman entre cada item e a soma dos itens da escala, a confiabilidade intra-observador pelo coeficiente Kappa e inter-observador pelo coeficiente de correlação intra-classes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, ALICE RODRIGUES DE; GOZALO-MARCILLA, MIGUEL; RINGER, SIMONE KATJA; SCHAUVLIEGE, STIJN; FONSECA, MARIANA WERNECK; TRINDADE, PEDRO HENRIQUE ESTEVES; PUOLI FILHO, JOSE NICOLAU PROSPERO; LUNA, STELIO PACCA LOUREIRO. Development, Validation, and Reliability of a Sedation Scale in Horses (EquiSed). FRONTIERS IN VETERINARY SCIENCE, v. 8, FEB 16 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.